Etnias e religioao

2109 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar as diversidades culturais que encontramos na sociedade e, em especial, na área da educação. Para isso, buscaremos problematizar o modelo homogeneizante da instituição escolar, discutindo o significado e as implicações étnicos e religiosos. Contudo estes conceitos precisam ser bem compreendidos antes de adentrarmos nas principais pautas de discussão relacionadas a este tema.
A multiplicidade de culturas e etnias tem caracterizado as sociedades modernas. Portanto, a ideia de multiculturalismo é uma resultante desses processos civilizatórios marcados pela heterogeneidade. São características do multiculturalismo. Apesar de, no passado, a grande maioria dos cristãos terem permanecido por séculos unidos na mesma Igreja, a sociedade brasileira é hoje fortemente marcada pelo pluralismo religioso. O poder da religião na educação e no comportamento dos indivíduos manifesta-se através da imposição de uma cultura sobre outra. Dessa forma pode haver uma interferência sobre a vida dos indivíduos, dependendo das circunstâncias no convívio familiar e no que diz respeito à formação intelectual e social dos sujeitos, já que podem ocorrer limitações quanto aos valores pregados pela religião de certo e errado e o que a escola chama de riquezas culturais e que devem ser respeitadas.
CONCEITOS DE ETNIA
Etnia são grupos de pessoas que são definidas pelas suas origens e por seus traços físicos e culturais. Este termo é usado para substituir o termo raça que era usado de forma abusiva já que não existem raças de seres humanos e sim pessoas de características diferentes.
O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças de características físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular. Quando falam de raça, se atentam para as questões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. O conceito de Etnia está

Relacionados