Etnias e religioao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar as diversidades culturais que encontramos na sociedade e, em especial, na área da educação. Para isso, buscaremos problematizar o modelo homogeneizante da instituição escolar, discutindo o significado e as implicações étnicos e religiosos. Contudo estes conceitos precisam ser bem compreendidos antes de adentrarmos nas principais pautas dediscussão relacionadas a este tema.    
A multiplicidade de culturas e etnias tem caracterizado as sociedades modernas. Portanto, a ideia de multiculturalismo é uma resultante desses processos civilizatórios marcados pela heterogeneidade. São características do multiculturalismo. Apesar de, no passado, a grande maioria dos cristãos terem permanecido por séculos unidos na mesmaIgreja, a sociedade brasileira é hoje fortemente marcada pelo pluralismo religioso.
O poder da religião na educação e no comportamento dos indivíduos manifesta-se através da imposição de uma cultura sobre outra. Dessa forma pode haver uma interferência sobre a vida dos indivíduos, dependendo das circunstâncias no convívio familiar e no que diz respeito à formação intelectual e social dossujeitos, já que podem ocorrer limitações quanto aos valores pregados pela religião de certo e errado e o que a escola chama de riquezas culturais e que devem ser respeitadas.
CONCEITOS DE ETNIA
Etnia são grupos de pessoas que são definidas pelas suas origens e por seus traços físicos e culturais. Este termo é usado para substituir o termo raça que era usado de forma abusiva já que não existem raças deseres humanos e sim pessoas de características diferentes.
O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças de características físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular. Quando falam de raça, se atentam para as questões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. O conceito de Etnia estárelacionado ao âmbito da cultura, os modos de viver, costumes, afinidades linguísticas de um determinado povo, criam as condições de pertencimento naquela determinada etnia. Podem-se compreender melhor as questões étnicas a partir dos inúmeros exemplos que enchem a televisão de manchetes, como os eternos conflitos entre grupos étnicos no oriente médio que vivem em disputa política por territórios ou porquestões religiosas.
Alguns grupos raciais passam em diversos países, aqui no Brasil, negros e índios, nos EUA os latinos dentre outros.
Porém estes conceitos não são suficientes para que se possa compreender a realidade dos setores sociais que sofrem com estas questões, sobretudo os negros e indígenas aqui no Brasil.
JUVENTUDE NEGRA
A juventude negra experimenta hoje um grande desafio no quetange reverter à realidade histórica dos negros, realidade essa que vem sido inscrita no país desde a chegada dos colonizadores há 500 anos. A dimensão de se pensar a juventude negra brasileira é que ela representa o maior seguimento populacional de jovens do país. Existem 16 milhões de jovens, o que significa que 47% da juventude brasileira é negra. Isso deveria merecer uma maior atenção naspolíticas públicas de forma a reverter à discriminação racial, desigualdade econômica e a falta de acesso a lazer e educação, que são uma realidade cotidiana da maioria dos jovens negros.
Existem algumas leis que protegem os negros da discriminação racial. A Lei nº 9.459, que complementou a Lei nº 7.716, define o racismo como crime.
JUVENTUDE INDÍGENA
Assim como a juventude negra, a juventude indígenatambém enfrenta uma série de desafios na sociedade atual, que vão desde a necessidade de educação e formação profissional, acesso a tecnologia, a falta de acesso a condições mínimas de saúde.
Os dados sobre juventude indígena apontam índices alarmantes de alcoolismo, infecção pela AIDS e DST e tal situação merece uma atenção em forma de políticas públicas voltadas para trabalhos educativos...
tracking img