Etiquetagem De Efici Ncia Energ Tica Para Edifica Es Comerciais

767 palavras 4 páginas
Etiquetagem de Eficiência Energética para Edificações Comerciais

Em 2009 o INMETRO junto ao programa brasileiro de etiquetagem publicou os requisitos técnicos da qualidade para um nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos o RTQ-C. Os edifícios receberão uma classificação variando de nível “A”, mais eficiente, até nível “E”, menos eficiente, contidos na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do INMETRO(ENCE). Esta classificação é aplicada avaliar os sistemas de envoltória, iluminação e condicionamento de ar.
Estratégias que visam complementar a economia no consumo de energéticos, entre elas, o uso de fontes renováveis de energia, fotovoltaica ou eólica, o uso racional de agua e sistemas de cogeração. Esta informação é representada no item de bonificação na parte superior da etiqueta.
O calculo dos três diferentes níveis de eficiência parcial e no nível geral de eficiência podem ser alterados tanto por bonificações que aumentam a eficiência, ou pré-requisitos, que quando não cumpridos reduzem o nível de eficiência. Cada empreendimento pode optar por solicitar uma avaliação parcial do seu projeto, esta alternativa permite flexibilidade para aqueles empreendimentos em que os sistemas de iluminação e condicionamento de ar não são entregues pela construtora ficando a critério do proprietário a instalação destes equipamentos.
São duas as fazes de etiquetagem, na primeira etapa a avaliação é feita a partir das informações do projeto técnico, na segunda etapa com o edifício já construído é feita uma inspeção para verificar se todas as informações contidas na primeira etapa foram executadas. Nas duas etapas o empreendimento recebe o selo.

Avaliação da envoltória
Segundo o RTQ-C a envoltória é definida com: “planos que separam o ambiente interno do ambiente externo”
Isto é, o conjunto elementos como paredes, janelas, lajes e coberturas que delimitam os ambientes construídos. Do ponto de vista técnico a envoltória é uma “barreira”

Relacionados