Etinografia na umbanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho apresentado ao professor Edson Bertin
Dorneles, da disciplina Antropologia, Cultura e
Sociedade, do curso de Psicologia.






Universidade de Caxias do Sul
Junho/2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................04
Espaço eRituais...................................................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................08
GLOSSÁRIO.........................................................................................................09ANEXOS...............................................................................................................10
Anexo – Planta do terreiro




























4




I N T R O D U Ç Ã O

As religiões afro-brasileiras vêm sendo objeto de diversos estudos nos últimos anos dentro das ciências sociais. A importância decorrente desse interesse reflete não somente o crescimento do número deadeptos dessas formas de religiosidade, como também uma ampliação do espaço público de discussão sobre religiões que historicamente se viram marginalizadas do ponto de vista social e de prestígio. Ao procurar compreender certos trâmites intrínsecos a uma dessas formas de religiosidade – a umbanda do contexto caxiense – o trabalho se insere nesse corpus investigativo, contribuindo de forma maisampla para tais discussões ao fornecer elementos etnográficos e considerações teóricas seguramente generalizáveis para outras realidades que abarcam essa temática.
A Umbanda trabalha com sessões públicas, onde os espíritos guias incorporam em médiuns preparados e através da palavra de amor ajudam a todos que os procuram.
Trabalha também com a magia para desfazer encantos maléficos e para limpar aaura dos que precisam.
Todos os trabalhos desenvolvidos na UMBANDA são executados pôr entidades guias como caboclos, pretos velhos, crianças, boiadeiros e exus, que são espíritos em evolução mais próximos a nós do plano terrestre e guias orientais que trabalham na cura de males físicos e espirituais.
Em linhas gerais o estudo analisou as relações entre o baixo status social dos adeptos daumbanda e o prestígio que essas pessoas podem adquirir quando são investidos de suas funções dentro dos terreiros. Assim, a mobilidade social e de prestígio pode ser percebida através do papel empregado pela religião a certos adeptos colocados de forma estratégica dentro do ordenamento dos terreiros, e a partir dessas ordenações se torna possível a constituição de sofisticados jogos de poder e depreservação de um sistema hierárquico que mantém e reproduz o prestígio decorrente em tais realidades. Tudo aquilo relativo a tais contextos acaba por servir de subsídio para "movimentar" esses jogos: os símbolos religiosos, as lideranças dos terreiros, as entidades espirituais que se manifestam de tal ou qual forma nas liturgias, assim por diante.










5



Entre essas práticasreligiosas, a umbanda vai destacar-se por sua capacidade permanente de absorver diferentes crenças. A Umbanda é uma religião essencialmente popular, embora no seu processo de formação estejam presentes interesses de várias classes sociais. As crenças e os ritos umbandistas foram criados a partir de elementos presentes tanto nas religiões como o catolicismo e o espiritismo - legitimadas socialmente -quanto naquelas que sempre foram perseguidas e colocadas à margem da sociedade, como é o caso dos cultos de origem africana e indígena, específicos de cada região do país, os quais são absorvidos e reelaborados de acordo com o local e as condições de sua prática.
A investigação foi desenvolvida com aqueles sujeitos que fazem parte da corrente, o que quer dizer que se trata de iniciados e...
tracking img