Etimologia - medicina legal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FEAD
Vivian Pereira Neves

MEDICINA LEGAL

Belo Horizonte
2011
ATIVIDADE A3

▪ ABRUPTO
Do latim abruptus, que é inesperado; repentino; ríspido, indelicado; íngreme, escarpado.

▪ ACROFOBIA
Do grego ákron, altura + phobeín, ter terror.
Receio mórbido de lugares muito altos.

▪ ADÁGIO
Do latim adagiu, devagar.
Dito popular breve que encerra um pensamento moral;provérbio, aforismo, ditado, anexim, rifão; trecho musical executado em andamento lento.

▪ AFRODITE
Em grego Aphodíte, de etimologia desconhecida. O grego aphrós, espuma, teve evidentemente influência na criação do mito da deusa nascida das espumas do mar. Do ponto de vista etimológico, no entanto, Afrodite nenhuma relação possui com aphrós. Trata-se de uma divindade obviamente importada doOriente.
É a forma grega da deusa semítica da fecundidade e das águas fertilizantes, Astarté. Deusa grega da beleza e do amor.

▪ AGORAFOBIA
Do grego agorá - praça pública + phóbos - medo + -ia.
Medo de se achar só num espaço livre e descoberto ou de atravessar uma praça pública, uma rua.

▪ AGORAFILIA
Do grego ágora nome que, na Grécia, designava as praças onde as feiras e assembléiaseram realizadas e philia, amor, afeto, predileção, e, neste caso, tendência mórbida.
Atração doentia por grandes espaços abertos.

▪ ALFANJE
Do ár. al-khanjal ou al-khanjar, (punhal).
Sabre de folha larga e curva

▪ ALIENADO
Do latim alienatu (alienar).
Indivíduo atacado de alienação mental, endoidecido, enlouquecido, demente.

▪ ALOPÉCIA
Do grego alopekia, originada dapalavra alópec que significa raposa. O termo alopekia primeiramente era utilizado para designar a queda de pêlos observada numa determinada raça de raposas que sempre ocorria na época do verão.
Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico.Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.

▪ AMPLEXO
Do latim amplexus abraço, que se forma por ambi - ao redor, mais plectere - dobrar, entrelaçar. O mesmo que abraço.

▪ ASCLÉPIO
Símbolo da medicina representado por uma serpente enrolada em um bastão tosco. Na mitologia grega, Asclépio é filho de Apolo e da ninfa Coronis. Foi criado pelo centauro Quiron,que lhe ensinou o uso de plantas medicinais. Tornou-se um médico famoso e, segundo a lenda, além de curar os doentes que o procuravam, passou a ressuscitar os que ele já encontrava mortos, ultrapassando os limites da medicina. Foi por isso fulminado com um raio por Zeus. Após a sua morte, foi cultuado como deus da medicina, tanto na Grécia, como no Império Romano. Em várias esculturas procedentesde templos de Asclépio greco-romanos, o deus da medicina é sempre representado segurando um bastão com uma serpente em volta, o qual se tornou o símbolo da medicina.

▪ ÁSIA
O maior dos continentes, localizado entre a Europa e a Oceania. O termo "Ásia" foi recebido pela língua portuguesa através do latim, a partir do grego antigo Ασία. O primeiro registro do topônimo é encontrado emHeródoto: em cerca de 440 a.C., aquele historiador grego mencionava a uma divisão do mundo em três partes, cujos nomes referiam-se a personagens da mitologia grega: a Europa, em homenagem à ninfa oceânida ou à filha de Agenor; a Líbia (que é como os gregos antigos chamavam a África), em homenagem à mãe de Agenor; e a Ásia (Ασία), em homenagem a outra ninfa oceânida, mais conhecida como Clímene. À época, otermo Ásia servia para designar a atual Ásia Menor (Anatólia) ou, por oposição ao mundo grego ou egípcio, o Império Persa. O termo Ασία, por sua vez, pode ser derivado do acádio w)aṣû(m), que significa "subir", "sair", com respeito ao nascer do sol.

▪ ATENAS
Em grego antigo, Atenas era chamada Αθήναι (Athénai), em homenagem à deusa grega Atena. No século XIX, este nome foi retomado...
tracking img