Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Doping nas Olimpíadas

Definição: O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo (não devemos, no entanto, confundir doping comtreino físico rigoroso). Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.

Primeiros casos de doping:

A prática de doping já é bastante antiga, tendo pelo menos mais de um século. Em 1904, nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos Estados Unidos, Thomas Hicks ganhou a maratona recorrendo a doses enormes de conhaque eestricnina, para conseguir aguentar o desgaste físico da corrida. Como resultado, desmaiou assim que ganhou a maratona, tendo sido necessárias várias horas para que ele fosse reanimado e recuperasse os sentidos.

Por volta de 1936, nas Olimpíadas de Berlim, na Alemanha, as consideradas Olimpíadas de Hitler, pensa-se que os atletas da Alemanha Nazista já usavam os primeiros esteróides à base detestosterona.
O atleta alemão Heinrich Ratjen participou da competição no salto em altura dos Jogos Olímpicos de Berlim 1936, encerrando em quarto lugar. Sua presença na prova como mulher, apresentando-se como Dora Ratjen, começou a chamar a atenção por seus traços masculinos. No entanto, a polêmica foi resolvida quando foi constatada uma espécie de hermafroditismo. Muitos anos depois, dois fãs aencontraram em uma estação de trem na Alemanha vestindo uma peruca. Depois disso, passou por exames que detectaram a presença de uma genitália masculina. Finalmente em 1957, o alemão admitiu que era um homem e que o regime nazista havia obrigado a participar dos Jogos como mulher.

Somente por volta de 1960, nas Olimpíadas de Roma, na Itália é que se iniciou a era moderna do doping, quando ociclista dinamarquês Knut Jensen morreu durante o Giro de Itália, uma das mais importantes provas de ciclismo do mundo. O laudo apontava "insolação", mas a autópsia constatou que ele havia ingerido grandes doses de anfetaminas. Depois deste acontecimento o Comité Olímpico Internacional decidiu adotar medidas antidoping em todas as provas oficiais e principalmente nos Jogos Olímpicos.

As Olimpíadasde 1968, na Cidade do México, apresentaram o mundo a dois tipos de doping. O primeiro, natural, resultado da altitude: disputados a 2.240 metros do nível do mar, com resistência do ar menor e 30% de oxigênio a menos, os Jogos tiveram 68 recordes mundiais e 301 recordes olímpicos quebrados.
Os Jogos da Cidade do México foram os primeiros da história a contar com o controle antidoping. O primeirocaso flagrado foi o do sueco Hans-Gunnar Liljenvall, por uso de álcool. A equipe da Suécia, terceira na prova do pentatlo, foi desclassificada. A ingestão de bebida alcoólica entre os atletas do pentatlo é comum para acalmar antes das provas de tiro. Liljenvall, porém, tinha uma concentração da substância muito superior ao limite aceitável. Ao falar sobre a bebedeira, porém, ele disse que só haviabebido duas cervejinhas.
O halterofilista russo Kaarlo Kangasniemi, medalha de ouro na Olimpíada de 1968, sofreu um grave acidente. Ao erguer uma barra de 160 quilos, ele teve um dos músculos de suas costas, inchado pelo uso de anabolizantes, rompido pelo peso dos halteres. A barra caiu sobre sua nuca, quebrou uma das vértebras e ele ficou paralisado pelo resto da vida.
Além disso, testes decomprovação de sexo para as provas femininas foram adotados, pelas suspeitas sobre as características físicas de algumas campeãs dos países do bloco socialista. Nenhuma mulher foi desclassificada, mas muitas atletas importantes não se inscreveram para os Jogos.

O doping também chamou a atenção em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, na Grécia. Logo antes das Olimpíadas, na véspera do dia 13 de...
tracking img