Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FRANCISCA SUELY GONÇALVES
(MATRICULA 0610815-6)











RESENHA DO FILME “O MENTIROSO”

Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Deontologia Jurídica do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza.
Professora Orientadora:Ana Paula Araujo de Holanda.
Professor Tutor:Thales José Pitombeira Eduardo.








FORTALEZA
10/10/2012


Ele é um advogadocarreirista que quer se tornar sócio na empresa de qualquer forma, mesmo que para isso ele tenha que mentir em qualquer caso que lhe apareça objetivando a vitória mesmo que saiba que seu cliente esteja totalmente errado. Assim como, nesse excesso de trabalho, ele já tenha se afastado de sua ex-mulher e esteja se afastando cada vez mais de seu filho pequeno, que cansado das desculpas esfarrapadas dopai para não parecer faz o tal pedido quando vai apagar as velas do seu bolo de aniversário.
O pedido se realiza e Fletcher (Carrey) não consegue mais contar uma mentira sequer, por menor e mais inocente que pareça. E logo ele que está tão acostumado a viver contando uma mentira após a outra. E nem é preciso ir muito longe para ser solidário com ele, qualquer ser humano que não esteja preparadopara contar uma única mentira pode acabar passando por problemas. Imagine ele que tem que defender o caso de uma mulher que quer metade da fortuna do marido mesmo depois que ele descobriu pelo menos 7 casos extra-conjugais dela.
Talvez se o filme tivesse escalado outro ator, a ideia poderia ter se esgotado rapidamente, mas Carrey literalmente mergulha na história do filme para que não possamos nospreocupar com qualquer outra coisa que não seja a diversão. Seja brigando com uma caneta ou mesmo se espancando em um banheiro, mesmo quem não o ache engraçado se vê pelo menos solidário com esse "pobre homem".
A graça é realmente ver Carrey tentando escapar de situações em que não pode escapar falando apenas a verdade. Tom Shadyac, que já havia trabalhado com Carrey em Ace Venture, parece jáconhecer o ator que tem em mãos e dá bastante espaço para que ele brilhe. Parece mais confortável em colocar a câmera na posição e assistir o show de camarote. O que não é um negócio ruim para eles ou para nós.







































Um questionamento que sempre povoou a minha mente diz respeito ao “direito de mentir”. A mim isso sempre pareceuestranho. Mesmo assim, é recorrente a afirmação de que mentir faz parte do ministério do advogado.
Todavia, é preciso levar em consideração as disposições do Código de Ética e Disciplina da OAB e da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, para que se possa firmar opinião sobre o assunto.
São deveres do Advogado, dentre outros, preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão,zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade; atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; velar por sua reputação pessoal e profissional; contribuir ao aprimoramento das instituições, do Direito e das leis; aconselhar o cliente a não ingressar em aventura judicial; abster-se de emprestar concurso aos que atentem contra aética, a moral, a honestidade e a dignidade da pessoa humana (Parágrafo único do art. 2º do Código de Ética e Disciplina da OAB).
Além disso, o advogado, considerado pela Constituição indispensável à administração da Justiça, deve defender os valores do Estado Democrático de Direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado àsua elevada função pública (art. 2º), cujo exercício exige conduta compatível com os preceitos do Código de Ética e Disciplina, do Estatuto, do Regulamento Geral, dos Provimentos e com os demais princípios da moral individual, social e profissional (art. 1º).
Como se não bastasse, também segundo o Código de Ética e Disciplina da OAB o advogado deve ter consciência de que o Direito é um meio de...
tracking img