CURSO SUPERIOR TECNOLOGO EM LOGÍSTICA
ROBERTO ANISIO MAGALHÃES RODRIGUEZ
CARLOS EDUARDO FREITAS DE JESUS
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESASSALVADOR
2011
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
É crescente o movimento pela ética e responsabilidade social das empresas. Multiplicam-se os eventos nacionais e internacionais com oobjetivo de discutir conceitos, práticas e indicadores que possam efetivamente definir uma empresa como empresa cidadã.
Percebemos, assim, uma tendência que começa a se concretizar em fatos que nos enchemde esperança e otimismo. Surge uma nova consciência nos dirigentes de empresas, nos profissionais que prezam a ética em seus negócios e relações de trabalho e, sobretudo, nos cidadãos que queremconsumir com a certeza de que estão contribuindo com uma boa causa. O desejo de ser plenamente humano ou apenas por questões de sobrevivência, importa que estamos caminhando para um novo modelo de gestãoque tem a ética e a responsabilidade social como fundamentos. E nesse caminho todos ganham a empresa, seus colaboradores e acionistas, clientes e fornecedores e a comunidade onde está inserida. Assimconstruiremos junta a cidadania nas organizações.
Certamente há muito ainda que se investir no desenvolvimento desses valores nas empresas, na reflexão e na elaboração de um código de ética, naimplantação voluntária do balanço social como resultado de ações solidárias, na participação nos resultados, na gestão participativa etc. Mas aos poucos já temos avançado. É verdade que através de eventose treinamentos as empresas têm procurado influenciar e desenvolver seus colaboradores e lideranças neste sentido. Entretanto, precisa-se colocar o ser cidadão como requisito indispensável nosprocessos seletivos.
A empresa cidadã contrata cidadãos: profissionais que têm consciência da sua missão de contribuir com os resultados da organização e fazer deste mundo um mundo melhor e assim quando...