Etica e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao buscar conceitos para as palavras ética e moral, tem-se a dificuldade de se fazer uma dissociação das mesmas. Mesmo não se tendo uma definição precisa em mente, é nato do ser humano o conceito de ética e moral na vida prática, essas são essenciais para o convívio em sociedade, por meio delas é que tem-se o receio de praticar determinadas atitudes, de se falar certas coisas, dentre outrasquestões que interfiram nas relações interpessoais.
Apesar da semelhança, baseada no intuito de auxiliar o homem na construção do caráter e formação de cidadãos íntegros, tem-se na moral um caráter mais prático e na ética um caráter mais reflexivo. A moral está inconscientemente inserida no cotidiano das pessoas, diz o que se deve ou não fazer e provoca influência no modo de pensar e opinar dos sereshumanos e é utilizada pelos seres continuamente. Por outro lado a ética traz uma visão mais racional, baseada nos princípios trazidos pela moral, estabelece regras e aplica-se a todos os sujeitos, mesmo aqueles que optem por não fazer uso da moral.
Os valores éticos de acordo com a definição de Maximiniano, em uma das citações do texto em estudo, podem ser relativos ou absolutos, podendo aconduta do indivíduo que faz o uso da ética, depender da situação ou obrigatoriamente ser ético, independente da situação vivenciada. A um professor, não cabe ficar corrigindo o discurso de uma pessoa em conversas informais, já a um médico cabe preservar a vida de quem está próximo a ele, mesmo que esteja em um domingo de folga com a família.
A ética empresarial é uma vertente importante da ética,pelo fato de que sua falta prejudica não somente um indivíduo, mas sim uma boa parte da sociedade, se não por completo. É bastante comum ver-se nos noticiários televisivos médicos que vendem serviços que não são habilitados a executá-los, como no caso de cirurgiões plásticos, que além de não fazerem o uso da ética profissional e empresarial, submetem a vida das pessoas que pagam pelos serviços ariscos. Há empresas que vendem determinados serviços e os cumprem de outra maneira, enfim se colocássemos todos os exemplos cotidianos, passaríamos horas narrando situações onde há ausência da ética. Em ambos casos, ética e moral, a ausência das mesmas nos traz punições, na moral essa vem da nossa consciência ou do julgo social, já na ética essa vem geralmente em forma de lei.
A ética reflete ocomportamento do ser humano que age tomando por base os seus valores. Mais do que isso, pressupõe que o comportamento humano seja dirigido para o bem. Quando se trata da ética empresarial o que se deve levar em conta são os valores da organização. Não há, no entanto, como dissociar os valores dos indivíduos em sua vida social e intelectual de sua atuação como empresário. Há algum tempo atrás, ética nosnegócios era uma expressão incomum, pois a atividade empresarial estava associada somente à eficácia dos processos e aos resultados financeiros. A postura ética dos empresários e dos colaboradores era apenas uma condição implícita vinculada à formação do indivíduo. Atualmente, a ética empresarial é colocada como uma meta essencial a ser alcançada no mundo corporativo, um exemplo disso é o bancoItaú, que possui projetos de cunho social. A cultura ética e sua gestão nas empresas são temas tratados com importância igual ou superior aos próprios resultados, à inovação, à excelência e ao sucesso financeiro. Ao longo da última década, as empresas passaram a identificar os valores como requisitos obrigatórios para demonstrar a seriedade de propósitos e a transparência na administração para omundo corporativo. Essa reação se intensifica em especial quando somos surpreendidos com atos de corrupção e fraude praticados por altos executivos em grandes empresas, abalando a reputação de diversas empresas. Devido a exemplos de ilegalidades no ambiente empresarial, torna-se necessário uma grande transformação na cultura das empresas, devendo essa ser voltada para gestão dos comportamentos...
tracking img