Etica e engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Desde sempre o engenheiro civil é responsável pela construção da civilização. Esta realidade nem sempre é reconhecida pela sociedade e infelizmente é pouco assumida pelos próprios Engenheiros Civis. Obviamente, aos construtores da civilização cabe uma responsabilidade muito acrescida de se prepararem para tal futuro, pois a mesma capacidade que o engenheiro tem de construir pode serusada para destruir.
Em geral, a sociedade tem acreditado que os Engenheiros Civis estão capacitados para tomar as decisões corretas sob o ponto de vista técnico sem ferir todos os outros valores essenciais da sociedade que confia neles. Decisões cujos resultados só depois de executadas são conhecidos. Por isso, a profissão de Engenheiro Civil, tal como a profissão de Médico, é uma profissão de"confiança pública". Com efeito, a sociedade espera e confia que tais profissionais têm as Competências suficientes para assumir as Responsabilidades que lhe são pedidas e confiadas. Para isso, a sociedade preocupa-se em garantir que os Engenheiros Civis adquirem a Formação necessária ao exercício dessa Profissão. E se faz necessária a presença de valores que são comuns a cada profissão.

Aética e a Engenharia Civil
Ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos nos quais se pautam a conduta humana. Algumas vezes a ética é chamada de "moral", e por extensão, seu estudo frequentemente chamado de Filosofia Moral. Assim, como um ramo da Filosofia, Ética é considerada uma ciência normativa, já que trata de normas da conduta humana, em diferença às ciências formais (como Matemática eLógica) e às ciências empíricas, como a Química e a Física.
Como se trata de um padrão de comportamento e conduta, a ética ou moral tem características próprias em cada civilização (a exemplo da Oriental e Ocidental) e em cada cultura. Por todo o tempo em que a humanidade tem vivido em grupos, a regulamentação moral tem sido necessária para o bem-estar desses grupos. Apesar de que a moral foiformalizada e transformada em padrões arbitrários de conduta, ela desenvolveu-se, algumas vezes irracionalmente, depois de que tabus religiosos foram violados, ou através de comportamentos fortuitos que se tornaram hábito e então regra, ou de leis impostas por chefes a fim de prevenir desarmonia em suas tribos.
Como é o padrão regulatório da Ética necessário para o bem-estar de uma população, essese aplica a todas as esferas de atuação de tal, seja na educação de crianças, seja na confecção das leis, seja no comportamento do mercado de Bolsa de Valores, seja em qualquer profissão. Pode-se considerar que esse padrão de comportamento é o que leva ao menor consumo de energia, ou à menor criação de dificuldades, ou à geração criação de danos à própria sociedade e ambiente.
Nesse contextoobserva-se que tanto na Engenharia Civil como nas demais profissões existem profissionais que agem de maneira desonesta, aética e imoral. Na Engenharia Civil nos tempos atuais é comum ver coisas como: profissionais que assumem a responsabilidade técnica de projetos de simples desenhistas sem ao menos vê-los, profissionais que emprestam seu nome, atributos ou acervo técnico às Empresas pertinentes, bemcomo outras ações aéticas.
 Cabe ao profissional reconhecer que a Engenharia, tanto civil quanto as outras, é uma ciência tecnológica e o engenheiro é o profissional detentor  da capacidade  de  aperfeiçoar os conhecimentos promovendo o desenvolvimento econômico-social e harmônico do ser humano e não de comprometê-la com o próprio mérito, vantagem peculiar ou aquisição de vantagens próprias e,sobretudo, colocando em risco a dignidade conquistada durante toda sua evolução história. Dignidade esta que vem sendo ordinariamente desintegrada pela prática ou conduta totalmente fora dos preceitos éticos e até mesmo atos imorais. Tudo bem que o profissional necessita de dinheiro, porém que estas vantagens sejam conquistadas honestamente sem prejudicar sua própria classe, ou os preceitos...
tracking img