Etica e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CEM-STELLA DOS CHERUBINS GUIMARÃES TROES






Projeto de ética e cidadania






PLANALTINA-DF
2012

1- Identificação

1.1 -Titulo: Projeto de Ética e Cidadania
1.2 -Idealizadora do projeto: Líuzia Maria da Silva Amaral
1.3 -Área de atuação. PD produção de texto, língua portuguesa, matemática, geografia, história, educação física, arte.
1.4 -Orientadores: direção,supervisão e coordenação pedagógica.
1.5 -Público alvo: alunos de Ensino Fundamental II.
1.6 -Período de execução 2013.
1.7 –Temas transversais: pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, entre outros.





























Educar é experimentar e viver um amor repleto de desafios, crises, tensões, mil significados, desilusões, impotência, mas que refulgepoderoso na responsabilidade da formação da criança e do adolescente amado, comumente complexo, muitas vezes incompreensível e insubordinado. (Tania D. Queiroz)


INTRODUÇÃO


Sabe-se que desenvolver competências não é necessariamente adquirir conhecimentos, evitando a mera transmissão de conteúdos.
A sociedade mudou de hábitos e costumes, estamos no meio de uma revolução, a estrutura familiarfoi drasticamente mudada com a mulher trabalhando fora, os jovens mudaram o seu comportamento, a sua maneira de pensar, sentir, agir e reagir.
Sabemos que muito rápido nos acostumamos com o uso do celular, da internet, da televisão e de toda tecnologia; para isso, não é necessário preparo, apenas recursos econômicos. Vivemos a era do consumo. Como vamos fazer para convencer aquele aluno que viveno meio de tantas outras coisas mais atrativas de que precisa estudar, se dedicar e se comprometer com a escola, para que, num futuro em longo prazo, ele seja recompensado por seus esforços?
Foi pensando nessas e outras perguntas que surgiu a ideia do projeto que visa resgatar os valores adormecidos por nosso aluno, para que ele tenha consciência da necessidade do aprender, não só para aescola, mas, principalmente, para a vida.






































Educar é experimentar e viver um amor repleto de desafios, crises, tensões, mil significados, desilusões, impotência, mas que refulge poderoso na responsabilidade da formação da criança e do adolescente amado, comumente complexo, muitas vezes incompreensível e insubordinado. (TaniaD. Queiroz)


JUSTICATIVA


Com base nas experiências vividas e olhos atentos aos novos acontecimentos observamos que a escola vem enfrentando problemas tais como violência, bullyng, indisciplina, falta de conservação do patrimônio público, o lixo antes durante e depois do intervalo. Partindo do pressuposto que a sala de aula deve ser um espaço de discussões de ideias, não com o objetivo detransmitir meras convicções e sim oportunizar mudanças em nossos alunos, percebemos a importância de desenvolver ações com parceria da comunidade escolar para minimizar os problemas citados.




















Objetivo Geral
Possibilitar a integração em diversas situações que as pessoas reconheçam a importância de se fazer o bem a outros, bem como possibilitar, através dodiálogo e da vivência cotidiana, a compreensão de valores humanos éticos e morais e a percepção do comportamento adequado para que obtenhamos uma melhor convivência na escola e na sociedade.
Objetivos específicos
• Respeitar as regras estabelecidas.
• Promover ações que resgatem a ética e politica da cidadania em sua vivencia no mundo.
• Demostrar que a escola é de todos, como a mesma é mantidaatravés dos impostos pagos por todos.
• Promover ações com parceria dos pais para atender a demanda dos problemas detectados na escola.
• Propor uma reflexão junto aos alunos sobre a responsabilidade de conservação do patrimônio escolar.
• Incentivar a conservação da escola.
• Resgatar ações que valorize o aluno para perceber a sua importância e a sua contribuição social.
• Abordar temas...
tracking img