Etica e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Gestão da Qualidade (noite)
Aluna: Eliana Silva
Disciplina: Comportamento Ético e Cidadania
Prof: Paulo

DOCUMENTÁRIO UMA HISTÓRIA SEVERINA

Ofilme narra uma dolorosa peregrinação de Severina, moradora de Chã Grande, no interior de Pernambuco, em busca do direito de abortar o feto sem cérebro que carregavano útero. No dia em que o Supremo cancelou o direito ao aborto, Severina estava internada num hospital para interromper a gravidez de quatro meses. A cirurgiaentão foi cancelada – começou a via-crúcis de Severina e seu marido, Rosivaldo e seu dilema.

A cena mais forte do documentário é filmada na sala de parto. Ali,Severina, já com sete meses de gravidez e depois de incontáveis idas e vindas da burocracia, fica mais de trinta horas em trabalho de parto induzido e dá à luz umacriança, com pouco mais de 1 quilo. Ao ver seu filho morto, no qual a ausência de cérebro está fisicamente evidente, ela revela todo o seu desespero: "Meu filho,ai meu pai, meu Deus".

Em conclusão após assistir o documentário e ouvir a opinião tanto a favor quanto contra de nossos ministros daqueles que representam opovo em plenário descobrimos que até o final de 2008, os 11 ministros do Supremo iriam decidir se as mulheres terão o direito de escolher se querem prosseguir coma gestação de um feto condenado à morte. Pudemos verificar que se trata de um assunto delicadíssimo que gerou e gera muitas controvérsias e que não se chegou auma opinião comum, pois muitos carregam cunho religioso e outros apenas pensam no Estado. E enquanto isso muitas “Severinas” peregrinam carregando sua dor.
tracking img