Etica sustentabilidade e responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BETIM – FABE – GRUPO ACADÊMICO – UNIS/MG
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM PROCESSIOS GERENCIAIS
ARIANA FERNANDES ALVES
POLLYANNA APARECIDA DE PAULA RODRIGUES

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Betim
2011
ARIANA FERNANDES ALVES
POLLYANA PAULA

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Questionário resolvido com base no estudo doguia Ética Responsabilidade Social e Sustentabilidade sob orientação do professor Luiz Gustavo.

Betim
2011

Questionário

1) O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade significa sobrevivência, entendida como a perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta. Por isso, o desenvolvimento sustentável implica planejar e executar ações – sejam elas de governos ou de empresas, sejamelas locais nacionais ou globais –, levando em conta simultaneamente as dimensões econômica, ambiental e social. "satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades". No entanto, as sustentabilidades econômica e sócio-política só têm existência se for mantida a sustentabilidade ambiental.

2) O que significaresponsabilidade social corporativa?

A Responsabilidade Social Corporativa é uma forma de gestão que leva em consideração, além dos aspectos econômicos, o compromisso com as vertentes social e ambiental para a definição do modelo de negócio a ser adotado. O que define uma empresa socialmente responsável, entre outros fatores é a qualidade de sua interação e a atenção que dá aos públicos com os quaisinterage - funcionários, acionistas, fornecedores, consumidores, investidores e a própria comunidade que a cerca. As organizações, a partir de uma postura dita socialmente responsável, vêm empreendendo ações sociais que vão desde a tradicional filantropia até parcerias com o terceiro setor, e incluem programas de voluntariado empresarial e de proteção ao meio-ambiente, além da instituição de códigosde ética que visam regulamentar a conduta de seus membros.

3) Toda empresa que investe em projetos sociais é socialmente responsável?

Não necessariamente. O investimento em projetos que beneficiem a comunidade é apenas uma das vertentes da Responsabilidade Social. Uma empresa que faz este tipo de investimento, mas não é ética, não trata seus funcionários dignamente ou agride omeio-ambiente não pode ser considerada uma empresa socialmente responsável. O investimento social também não pode ser usado unicamente como ferramenta de marketing, para ganhos de imagem. Ele deve ser consistente com as demais práticas organizacionais.

4) O que a responsabilidade social corporativa pode representar para os resultados finais da empresa?

Alguns exemplos de como empresas socialmenteresponsáveis podem se beneficiar:
- Redução de Custos Operacionais - a partir da ecoeficiência
- Ganhos de Imagem e Reputação
- Aumento de Marketshare e Lealdade do Consumidor
- Maior habilidade para atrair e reter funcionários talentosos
- Reconhecimento Público
Estudos realizados nos Estados Unidos e na Universidade de Toronto, no Canadá, indicam que ao longo do tempo, asempresas com alto padrão ético e de Responsabilidade Social são as que se mostram também as mais rentáveis.

5) Por que os consumidores importam-se com Responsabilidade Social?

A empresa que oferece melhores condições de trabalho se preocupa e se envolve em ações a favor do social e ambiental de certa forma cria no consumidor um sentimento de respeito, admiração e confiança. Oconsumidor também se sente um cidadão mais socialmente responsável ao adquirir produtos que incorporem os atributos sociais e ambientais.

6) O que é marketing responsável?

É uma ação de marketing que não visa apenas ser uma solução cosmética, principalmente quando se trata de projetos sociais ou ambientais.
É pensar como consumidor responsável e assumir o papel de cidadão, respeitando...
tracking img