Etica moral e politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética moral e política
tanto platão como Aristóteles acreditam que a ética seja o comportamento do homem em sociedade, e a moral seria seus princípios básicos. Filósofos que não possuíam uma mentequadrada, giravam suas reflexões ao redor dos fatos e instigavam o povo da epoca a abrir a mente para indagar sobre tudo em relação a política, e tudo mais.

O longo período que se estende entre oséculo IV e o século XV, é marcado pelo predomínio absoluto da moral cristã. Deus é identificado com o Bem, Justiça e Verdade. É o modelo que todos os homens deviam procurar seguir. Neste contextodificilmente se concebe a existência de teorias éticas autónomas da doutrina da Igreja Cristã, dado que todas elas de uma forma ou outra teriam que estar de concordo com os seus princípios.   

SantoAgostinho (354-430). Fundamentou a moral cristão, com elementos filosóficos da filosofia clássica. O objectivo da moral é ajudar os seres humanos a serem felizes, mas a felicidade suprema consiste numencontro amoroso do homem com Deus. Só através pela graça de Deus podemos ser verdadeiramente felizes.

St. Tomás Aquino (1225-1274). No essencial concorda com Santo Agostinho, mas procura fundamentara ética tendo em conta as questões colocadas na antiguidade clássica por Aristóteles.
 A Moral, ao longo do tempo foi o fundamento da ação humana, como uma ética moralmente correta (boa)
Maquiavel,todavia, constrói uma ética dos fins e não dos meios para governar a Política, não levando em conta o ato moral, mas a tática para manter-se no poder, construindo uma nova concepção ética, pois éatravés do modo de agir que os seres humanos manterão uma relação de convivência com os outros, com a sociedade.
  Segundo Maquiavel, o homem deverá ter além da fortuna, a virtude para que possaconquistar o poder e saber conduzir-se nele. A virtude deve ser a qualidade inata de seu ser. Sem essa qualidade não poderá, o príncipe, resistir no poder. Por isso é que a idéia de virtude domina a sua...
tracking img