Etica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS E PRÁTICAS NA MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Denis Parisotto
Prof Cesar Bertotto
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração
05/11/12

RESUMO

Na moderna Gestão de Pessoas, as pessoas constituem o mais importante recurso das organizações. O relacionamento entre ambos, antes considerado conflitivo, hoje é baseado na solução do tipoganha-ganha, aonde o conjunto de políticas e práticas vem conciliando as expectativas das organizações e de seu pessoal. Atualmente, as organizações estenderam seu conceito de parceria, incluindo nele os funcionários, passando a tratá-los como parceiros, sendo que cada parceiro está disposto a investir seus recursos na organização na medida em que obtiver retornos adequados. A motivação é um atributo dosseres humanos, sendo na maioria das vezes, o principal responsável pelas ações e o desenvolvimento do ser humano. Assim as pessoas deixaram de ser consideradas recursos (humanos) para serem tratadas como parceiros. Os objetivos da Gestão de Pessoas passaram a ser estratégicos e os seus processos são: agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar pessoas.

Palavras-chave: Gestão dePessoas. Organização. Motivação. Prática.

1 INTRODUÇÃO

No cenário atual, influenciadas pela globalização, as organizações disputam um mercado altamente competitivo. Esse contexto força as empresas a olharem as pessoas não mais como insumos e recursos, surgindo um conjunto organizado de políticas, práticas e processos de gestão, característico da empresa que opera nessa área decompetitividade. É o início de um processo de reformulação das políticas e práticas que venha conciliar as expectativas da organização e de seu pessoal. Dutra (2006) afirma que “[...] o desenvolvimento da organização está diretamente relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas e ser desenvolvida por pessoas...” Os indivíduos em nossa sociedade estão constantemente se perguntando por que trabalho, paraque trabalho. Essas questões se fazem presentes na tentativa de se identificar o significado atribuído ao trabalho, e ao mesmo tempo, atribuído à existência humana.2
A gestão de pessoas se tornou um grande desafio para as empresas nos últimos anos. As pessoas passaram a ser o diferencial, já que as tecnologias estão sendo cada vez mais copiadas e inovadas.
Observa-se que vários estudos têm sido realizados com o intuito de identificar os fatores que impulsionam as pessoas a alcançarseus objetivos. As organizações estão adotando uma forma de gestão que apoie e incentive o colaborador, oferecendo para isso benefícios e incentivos alternativos, capazes de atrair e manter uma força de trabalho qualificada, motivada e comprometida. A valorização das pessoas resulta num aumento de produtividade. “Pessoas realizadas tem desempenhos superiores”, explica Francisco Deppermann, diretorde RH.

2 GESTÃO DE PESSOAS
A Gestão de Pessoas envolve treinamento e desenvolvimento pessoal, recrutamento e seleção, remuneração por competência e habilidade e sistema de avaliação. O papel dos Recursos Humanos na organização é selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para trabalhar como uma verdadeira equipe que tem objetivos definidos. (FONTE:http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/cap_humano/2.pdf)
Para Dutra (2008), “[...] Gestão de Pessoas é um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”.
Segue alguns exemplos de políticas e práticas na moderna Gestão de Pessoas (FONTE: www2.videolivraria.com.br/pdfs/14639.pdf:
* Adotar métodos...
tracking img