Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 4.
Época: Entre fins do século XIII e meados do século XVII.
Lugares: Manifestou-se primeiramente região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidadesde Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da , como Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menosintensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas.
Nomes importantes: Meio Científico: Galileu (Astronomia e física), Leonardo da Vinci (armas, máquinashidráulicas, helicóptero) e Giordano Bruno (Filosofia).

Pintura, Escultura e Arquitetura: Michelangelo ('Moisés', 'David'), Leonardo da Vinci ('Mona Lisa', 'Santa Ceia', 'Madona e omenino'), Rafael e Boticelli.
O capítulo caracteriza esse período por uma nova postura do homem ocidental diante a natureza e o conhecimento. Foi quando ocorreu odesenvolvimento do comércio e de núcleos urbanos, quando o pensamento científico se impôs como forma hegemônica de pensar do mundo, abrindo-se uma era de apogeu do cientificismo e daracionalidade.
Foi quando se processou a ruptura entre o mundo medieval, com suas características de sociedade agrária, estamental, teocrática e fundiária, e o mundo moderno urbano,burguês e comercial.
O hedonismo representou o "culto ao prazer", ou seja, a idéia de que o homem pode produzir o belo, pode gerar uma obra apenas pelo prazer que isso possa lheproporcionar, rompendo com o pragmatismo. 
O Universalismo foi uma das principais características do Renascimento e considera que o homem deve desenvolver todas as áreas dosaber; podemos dizer que Leonardo da Vinci é o principal modelo de "homem universal", matemático, físico, pintor e escultor, estudou inclusive aspectos da biologia humana. 
tracking img