Etica do advogado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Em que pese discutir e discorrer, mais propriamente sobre o tema ora apresentado, qual seja, da independência profissional na advocacia e a ética daquele profissional, apesar de ser um aparente desafio é, na realidade, o resultado concreto de uma pesquisa, e acima de tudo, da atuação e direta deste Causídico, nas instâncias iniciais, onde os embates não ficam exclusivamente naretórica jurídica ou nos discursos filosóficos, mas, principalmente, em um determinado plano onde os homens se observam, se falam e trocam experiências.
Nesse ínterim, o pleno exercício da advocacia é uma fonte inesgotável de desafios, de entendimentos e conhecimentos, e que, inexoravelmente, forçam a adoção de posicionamentos, bem como de convencimentos contrários àqueles que até então estavampostos ou aceitos como verdades consolidadas.
A compreensão do papel do advogado passa necessariamente, em razão dos desafios dos novos tempos sociais e profissionais, pelo conhecimento e compreensão dos fundamentos éticos.
A velocidade das informações no atual patamar de nossa sociedade, que cada vez mais rapidamente se integra, trás consigo, neste movimento global, certas incertezas, certasdiversidades de convicções, porque não devaneios, e até interpretações equivocadas e confusas de conceitos e condutas.
A sociedade acadêmica, de forma geral, após os grandes escândalos nacionais e internacionais, ficou visível que a obsessão pela idéia do sucesso e ganhos pessoais, sufocou a consciência ética.
Apesar de persistir o entendimento de que ética não se ensina nas escolas, a preocupaçãocom a formação ética e moral, principalmente a de ordem profissional, não pode e não deve ser negligenciada, mas sim, amplamente buscada no dia a dia.
Nesse diapasão, conceituarmos ética, iremos sobre maneira, chocarmos com idéias de muitos autores, passados pelos conceitos históricos até os mais recentes entendimentos.
Para nós, operadores do Direito, o que seria o tudo? Este pode ser lido comofelicidade ou como diz o pensador acima citado, "é viver de acordo com tudo que é bom para o espírito racional". A razão deve dirigir as ações do homem para que a ética vista, neste caso, por Aristóteles, seja plenamente alcançada.

2. ÉTICA DO ADVOGADO

Palavra de origem grega e tendo duas origens possíveis, segundo Moore GE., citado pelo GOLDIN (2000) ETHOS com E curto pode ser lido comocostume. ETHOS com E longo é entendido como propriedade de caráter. Esta segunda é que orienta o atual entendimento de ética, no dizer do José Roberto Goldin.
Entretanto, e vale repisar, a compreensão da ética profissional, não pode ser observada e aceita sem o devido estudo da deontologia jurídica, ou seja, o estudo dos deveres profissionais. E, diciologia, o estudo dos direito profissionais.
Esteestudo, quando mais aprofundado, não pode, simultaneamente, afastar-se dos direitos do homem, frente a sua profissão e se assim o fizer, não haverá um crescimento harmônico junto ao caminho escolhido uma vez que o coletivo será abandonado em detrimento às limitações pessoais. Daí afirmar que a conduta ética profissional é, em parte, seifadora da liberdade individual, não é dizernenhuma heresia,pois a liberdade absoluta não se verga às normas e condutas de ordem ética.
Nesta mesma situação, tais limitações, ou esta aparente falta de liberdade, sob o olhar da ética profissional, coloca o operador do direito, em especialmente o advogado (o que apresentamos no presente trabalho), diante de inúmeras oportunidades para exercitar a moral plena, não só a pessoal ou a de seu cliente, mas tambémlhe oportunizada a aprimorar e aperfeiçoar a liberdade social em busca de uma justiça íntegra que ao final, é a felicidade social tão almejada e sonhada.
Assim, no aspecto ético (Código de Ética e Disciplina da OAB, publicado em 01 de março de 1995, arts. 1º, 2º, caput, 3ºe 5º), para o exercício da advocacia exige-se:
a) Conduta compatível com os preceitos do Código de Ética, com o Estatuto da...
tracking img