Etica de socretes e aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética em Aristóteles pode ser definida como uma busca da felicidade dentro do âmbito do ser humano se este homem se esforçar a atingir sua excelência, isto é, se tornar uma pessoa virtuosa. Nestasseis questões a seguir irei abordar justamente temas relacionados a esta ética aristotélica a qual tem como base esta visão que mencionei no primeiro parágrafo, fazer uma básica comparação com a éticaem Platão e diante isso acrescentar na conclusão o que isso pode ser acrescentado nos dias de hoje. São apenas reflexões ainda sem muita profundidade, baseadas em um capítulo de um livro e mais aleitura que fiz de um outro livro a qual fiz durante os estudos de metafísica no ano passado, porém mesmo assim Aristóteles merecia um aprofundamento muito mais ético que este.
1-Compare o tratamento, deforma geral, das questões éticas em Aristóteles e em Platão.
Segundo o texto de Danilo Marcondes nos diálogos de Platão as questões filosóficas estão todas bem concatenadas que de uma discussãosobre a verdade passa para uma discussão sobre o conhecimento e depois para outras de natureza ética quando em Aristóteles sua filosofia é mais sistematizada, pois ele divide a natureza humana em trêsáreas: o saber teórico, o saber prático e o saber criativo.
Outra diferença consiste na maneira como a ética nos foi apresentada, ou seja, Platão nos apresenta tudo em forma de diálogos, já Aristótelesque também possa ter escrito diálogos o que realmente ficou, sobreviveu no tempo foram as notas de aula o que nos mostra um estilo mais árido.
2-Como se pode entender, segundo Aristóteles, afelicidade como um conceito ético?
Na concepção aristotélica a noção de felicidade está ligada intrinsecamente à ética e assim é caracterizada como "ética eudaimônica", isto é a felicidade possui papelcentral na ética.
Em outras palavras a felicidade está no centro da ética aristotélica. A felicidade para Aristóteles consiste na realização humana e no sucesso daquilo que o homem pretende obter ou...
tracking img