Etica da religiao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética da religião
A ética cristã é aquela que busca na divindade o motivo de suas ações e comportamentos, tira do cristianismo a sustentação teológica e filosófica dos seus ensinamentos. Acredita-seque os pressupostos desta ética estão revelados nas sagradas escrituras, partindo de um propósito de que só há um Deus verdadeiro, criador do mundo e, portanto, as regras ditadas por esse Deus devemser seguidas e incontestadas.
A ética cristã também leva em consideração que os seres humanos sozinhos são incapazes de obedecer e entender a vontade de Deus. Acredita-se que a sociedade, guiada pelopecado, segue sem ética e moral e então propõe o seguimento de Deus para que se possa conduzir pelo caminho ético. Conseqüentemente, as pessoas que não se deixam ser guiadas pelo Criador são movidaspelo egoísmo e inclinadas a tomar decisões contrárias a Ele.
Assim, por estar baseada nas escrituras e no Criador, a ética cristã deve regular a conduta humana terrena diante de Deus, do próximo e desi mesmo, para que essa conduta passe a agradar a Deus.
José Renato Nalini observa que a civilização ocidental foi largamente influenciada pelos preceitos defendidos pelo cristianismo, pois ela sedesenvolveu segundo os valores por ele fornecidos. Por esse motivo se explica o fato de que a moral cristã tenha em muito influenciado a ética da sociedade ocidental.
A partir dessa exposição acercada ética do cristianismo, faz-se necessário destacar aqueles que seriam os grandes estudiosos e defensores dessa ética cristã: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
Eduardo Bittar, em seu estudosobre a ética, observa que a ética de Santo Agostinho é semelhante ao cristianismo platônico . Segundo ele, a felicidade provém unicamente de Deus e considera que há um desprezo do mesmo quando o homemcomete atos que vão de encontro ao que está escrito nas sagradas escrituras. A ética agostiniana faz uma distinção entre a cidade de Deus e a cidade dos homens, onde esta última representa a reunião...
tracking img