Etica contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA BIOÉTICA
(Palestra Proferida ao Corpo Clínico do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro, em Comemoração ao dia do Médico)


Prof. Darci Dusilek
(Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRANRIO)


Introdução


Esta é uma palestra em aberto. Quero dizer que não pretendo aqui estabelecer normas de conduta para vocês, médicos, agentes ou operários da saúdeque militam no Hospital Evangélico. Claro, vou indicar o quadro referencial que outros profissionais da área estão utilizando no processo de tomada de decisão sobre questões vitais no exercício do dia-a-dia de sua profissão.

Isso não quer dizer que abdico de meu próprio referencial de princípios e valores para falar sobre o tema. Esse referencial vai ficar evidente, assim pretendo, ao longoda palestra.

Gostaria de sugerir que a Direção do Hospital Evangélico promova mais encontros de caráter interdisciplinar sobre o tema com a finalidade de evitar o que o Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos, Professor da UNIFESP, chama de solidão pessoal e cognitiva a que o profissional da saúde se vê muitas vezes forçado a vivenciar por fatores diversos, mas especialmente porque somos influenciadospor uma cultura que vai na contra-mão desse esforço em um ser companhia para o outro. Nós vivemos imersos, impregnados por uma mentalidade que é individualista e que gera solidão. Não seria exagero dizer que somos mesmo forçados a tomar decisões de modo solitário por causa da competitividade do mercado em que estamos inseridos.

Nesta palestra, pretendo abordar brevemente o tema proposto nosseguintes pontos: 1) uma conceituação de bioética; 2) os valores e princípios utilizados na bioética; 3) os desafios que se colocam diante de nós na área da bioética; e, finalmente, uma breve conclusão que pretende manter o tema em aberto.

1. O Que É Bioética?


A bioética é o estudo da moralidade da conduta humana no campo da ciência da vida. É interessante destacar que a Bioética incluia chamada Ética Médica. A Ética Profissional Médica é, então, um capítulo da Bioética. Isso quer dizer que, para entender, para aprofundar, para refletir sobre a Ética Profissional nós temos que fazer referência à Bioética.


Outro aspecto importante da Bioética é que ela não está restrita às Ciências da Saúde. Ela, desde que surgiu, quer olhar para a vida e para tudo, para todas as áreas doconhecimento que, de uma forma ou de outra, tem implicações sobre a vida de todos nós. A sua atuação tem a ver com a vida. Por essa razão, nas sociedades constituídas para estudos de bioética, nos congressos de Bioética, não se vê a hegemonia dos médicos, dentistas, enfermeiros ou profissionais das áreas de saúde. Encontramos também, juristas, filósofos, sociólogos, psicólogos, teólogos,economistas, entre outros. Alguém poderia se perguntar: O que é que o economista tem a ver com a vida? Muito, pois os planos econômicos governamentais, por exemplo, se geram desemprego ou não, garantem a vida ou garantem a morte de tantas pessoas.


Então, o verdadeiro enfoque da Bioética é o enfoque interdisciplinar. Isso significa que devemos pensar diferente do enfoque multidisplinar, tãoconhecido de todos nós a partir das nossas tradições universitárias, principalmente no Brasil. Multidisciplinar é sinônimo de um amontoado de diferentes profissionais, de diferentes formações, que não interagem entre si. De acordo com esse modelo os profissionais apenas empurram o problema para outro: - “Agora não é mais comigo (médico), agora é com a Assistente Social ou com o Psicólogo”. Esse tipo decomportamento significa que não é e não há uma equipe, mas antes que é um amontoado de gente competindo entre si sem qualquer interação entre eles.


A Bioética tem uma proposta interdisciplinar de integração entre as disciplinas. Falam alguns até mesmo de um outro termo. Falam em “transdisciplinar”, que requer uma unificação conceitual entre as disciplinas. Mas para isso é preciso pensar a...
tracking img