etica concorlrencia

1650 palavras 7 páginas
Dumping
É uma prática desleal e proibida em termos comerciais. As regras antidumping são medidas adotadas com o objetivo de evitar que os produtos nacionais possam ser prejudicados.
Dumping Social:
É uma prática de certas empresas que procuram um aumento dos lucros deslocando – se para outro local onde os salários são mais baixos ou os direitos dos trabalhadores mais precários.
Dumping Ambiental:
Nesse caso ocorre quando os preços descem muito porque empresas têm fábricas em países onde lei não exige que sejam tomadas medidas para a defesa do meio ambiente.
Exemplo Dumping:
A empresa Magazine Luiza foi condenada a pagar 1,5 milhões por Dumping Social, por prática caracterizada pela redução de custos da empresa por meio do corte ou eliminação de direitos trabalhistas, submeter funcionários a jornadas diárias superiores a 12 horas, além de permitir que os empregados trabalhassem aos domingos, sem amparo de convenção coletiva, e de não conceder intervalos para alimentação, bem como descanso semanal.
Truste
É uma fusão de várias empresas formando um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
Classifica os Trustes em dois tipos:
Truste Verticais:
Aqueles que visam controlar de forma sequencial a produção de determinado gênero industrial desde a matéria-prima até o produto acabado, sendo que as empresas podem ser de diversos ramos. Truste Horizontais:
Constituídos por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos.
Exemplo:
A Sadia e a Perdigão se unem e criam a Brasil Foods. Após muita negociação, os obstáculos à assinatura do contrato de compra da Sadia pela Perdigão foram superados e os papéis foram assinados.
O acordo cria uma gigante brasileira de alimentação, que deverá se chamar Brasil Foods.
Venda Casada Trata – se de venda de um produto ou serviço condicionada á aquisição de outro.

Relacionados