Etholog

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
gUniversidade Federal do Paraná
Curso de Zootecnia

Atividade 07

Curitiba
20 de novembro de 2011

Sumário

1 Introdução...............................................................2
2 Etholog...................................................................3
2.1 Comofunciona.....................................................4
3 Exemplos.................................................................5
4 Conclusão................................................................6
5 Bibliografia...............................................................7

Introdução
O curso e aplicação
O curso de zootecnia tem como objetivootimizar a produção animal desde a produção de animais que produzam mais alimento (um boi com mais carne, vaca com maior produção leiteira, etc) e para isso é necessário pensar em bem estar animal, em casos que animais estressados gerem perda de produção. Para avaliar o grau de bem estar animal é necessário medir o comportamento animal, ou seja, quantificar colocando números às observações comregras específicas. Tomando sempre o cuidado de não cometer antropomorfismo, dando aos animais características humanas, aumentando a possibilidade de erro na hora de constatar os dados. Por exemplo, na hora de analisar o comportamento de ovinos, não adianta colocar uma parede para que eles não vejam que estão sendo observados, mas na verdade esses animais tem o olfato como sentido mais aguçado,então não adianta colocar a parede, pois continuarão sentindo o cheio e sabendo que tem um invasor no meio. Portanto isso irá alterar o comportamento deles.
Para fazer a observação e medir o comportamento são necessárias as seguintes medidas: Começar com uma questão e usar observações preliminares; colocar uma hipótese e juntar com previsões; escolher uma medida; descrever detalhadamente cadauma das medidas. Depois disso tem que escolher o método vendo se é possível acompanhar todas as informações; escolher antecipadamente a quantidade de dados necessária. Monta-se uma linha com os comportamento (uma linha por comportamento) e em seguida chega a parte da analise de dados. Para isso se vê a latência, freqüência, duração e amplitude do comportamento.
Regras de amostragem: A vontade(observa-se todos os indivíduos de um grupo) ou focal (observando só um animal do grupo). Para respostas mais confiáveis é indicada a observação de um individuo. E o registro pode ser continuo ou por amostragem de tempo. O registro contínuo é feito observando minuto a minuto o comportamento do animal e o registro por amostragem de tempo é feito por observação de determinados períodos, estesegundo tipo de registro é menos confiável, pois deixa um buraco entre as observações.
Apesar do registro continuo ser o mais indicado, por vezes ele é substituído pelo registro de amostragem de tempo, pois é extremamente trabalhoso fazer o registro continuo uma vez que o comportamento do animal é observado todo tempo para anotação, e na hora de avaliar as informações é necessário rever todos osdados, ou seja, no mínimo o processo ira demorar o dobro do tempo que o animal foi observado. Quando o tempo de observação não é muito longo é até possível fazer a avaliação dos dados com uma certa tranqüilidade, mas se a observação for duradoura fica complicado. Para driblar essa dificuldade as vezes o trabalho é feito em equipe e cada membro da equipe refaz a conferencia dos dados; mas esseprocesso pode gerar um conflito de informação, pois cada membro da equipe tem uma visão do que acontece.
Para ajudar com esse problema existe um programa chamado Etholog, que contribui na identificação dos dados quando se tem uma filmagem, de modo que é possível observar e anotar o que acontece com uma facilidade grande.

Etholog

O programa escolhido foi...
tracking img