Etery

5477 palavras 22 páginas
Classificações Facetadas
Alice Príncipe Barbosa
Professora da Escola de Biblioteconomia e
Documentação da FEFIEG e do Curso de Documentação Científica do IBBD
Diretora do Serviço de Intercâmbio de Catalogação do
IBBD
SINOPSE
O rápido crescimento dos registros gráficos, o aparecimento de novas formas de publicação e a super-especialização das coleções bibliográficas exigiram o uso de novas técnicas para pronta recuperação das informações contidas nos documentos.
Dentre todas as linguagens existentes, a classificação ainda é considerada a melhor por assegurar também uma arrumação lógica dos assuntos dentro de uma coleção.
A necessidade de se considerar um documento, não apenas por seu aspecto físico mas também por seu conteúdo — simples ou complexo — levou os estudiosos a desenvolver a teoria de Ranganathan
(divisão de um assunto por seus múltiplos aspectos ou facetas). Para tal fim, foi criado na Inglaterra, em 1952, o "Classifícation Research Group", cujo trabalho vem despertando o interesse geral, por sua fácil aplicação em campos especializados.
Em nosso País, esta técnica foi introduzida juntamente com o "Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação", realizado pelo IBBD/UFRJ a partir de 1970. Desde então, alertados para o problema, bibliotecários, documentalistas, técnicos e cientistas da informação vêm procurando maiores detalhes para o processo de organização de tal sistema. Esse tipo de linguagem de recuperação exige um trabalho de equipe, além de minucioso conhecimento da área a ser coberta.

Conferência pronunciada na l. Semana de Estudos de
Biblioteconomia e Documentação, Campinas, SP,
Faculdade de Biblioteconomia, setembro 1972.

Ci. Inf, Rio de Janeiro, 1(2):73-81, 1972

A principal função das bibliotecas é a organização dos conhecimentos existentes em suas coleções, para que possam ser, sempre que solicitados, recuperados com rapidez.
O rápido e crescente desenvolvimento da tecnologia, e sua aplicação nas

Relacionados