Ete insular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETE INSULAR





RESUMO


O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022.


1. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

. *ETE - Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidospela legislação ambiental.

A implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto é uma necessidade urgente na maioria dos municípios do Brasil. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA). Na ausência de uma ETE, surgem problemas muito sérios de saúde, a partir do contato das pessoas com a água contaminada. Além disso, aexposição do meio-ambiente aos resíduos contidos no esgoto provocam alterações e a degradação do meio ambiente, o que pode levar até a morte do ecossistema. As vantagens da implantação de uma estação de tratamento de esgoto - ETE podem ser pensadas desde o benefício ambiental, minimizando os impactos causados pelo escoamento do esgoto diretamente no ambiente, passando pela saúde humana e chegandoao incremento econômico local, através da geração de empregos e renda, por meio do emprego da mão-de-obra absorvida na instalação e manutenção da ETE.


1.1 Classificação dos esgotos
• Doméstico – constitui de efluentes gerados em uma residência, em hábitos higiênicos e atividades fisiológicas, além de efluentes gerados em outros ambientes, cujas características físico-químicas sejam aquelaspeculiares ao esgoto residencial.
• Não Doméstico – constitui de despejo líquido resultante de atividades produtivas ou de processo de indústria, de comércio ou de prestação de serviço, com características físico-químicas distintas do esgoto doméstico.
• Infiltração – parcela devida às águas do subsolo que penetram nas tubulações, através das juntas e órgãos acessórios.
1.2 Caracterização daqualidade dos esgotos
Os esgotos domésticos contêm aproximadamente 99,9% de água, e apenas 0,1% de sólidos. É devido a essa fração de 0,1% de sólidos que ocorrem os problemas de poluição das águas.
As características dos esgotos gerados por uma comunidade são função dos usos a que a água foi submetida. Esses usos, e a forma com que são exercidos, variam com o clima, os hábitos, a situação social eeconômica da população.
As características físicas dos esgotos podem ser interpretadas pela obtenção das grandezas correspondentes a matéria sólida, temperatura, odor, cor e turbidez.
As características químicas podem ser classificadas em dois grandes grupos: matéria orgânica e inorgânica. Os principais parâmetros utilizados são: pH, DBO, DQO, Nitrogênio e Fósforo.
As características biológicasdos esgotos são de grande importância no controle da poluição e tratamento dos esgotos. Os principais organismos encontrados nos rios e esgotos são: as bactérias, os fungos, os protozoários, os vírus, as algas e grupos de plantas e de animais. O organismo mais utilizado como indicador de poluição é do grupo das bactérias coliformes.
1.3 Como funciona o sistema de esgotamento sanitário
Osesgotos domésticos e não domésticos produzidos são coletados dentro das residências, comércios ou indústrias por meio de tubulações hidráulico-sanitárias (ramais internos) de responsabilidade do proprietário até a interligação no PV (Poço de Visita) localizado no passeio. Estas conduzem os esgotos para as ligações prediais que se interligam às redes coletoras por meio dos coletores secundários.
O...
tracking img