Etapa 2 do atps de instrumentacao industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 2
Aula-tema: Princípio de funcionamento dos elementos sensores tipicamente empregados na indústria.
Essa atividade é importante para avaliar os principais equipamentos sensores utilizados na medição de pressão.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Faça um levantamento dos principais equipamentos utilizados na medição de pressão.Passo 2 (Equipe)
Pesquise na literatura os principais métodos de medição de pressão, sua utilização, escalas de pressão, princípio de funcionamento, características e toda informação que julgar pertinente.
Passo 3 (Equipe)
Faça um estudo sobre a teoria dos erros e, para cada método pesquisado, explicar qual o erro a que está sujeito em suas medições.
Passo 4 (Equipe)
Elabore um relatório daEtapa 2, formatado conforme a padronização mostrada no início da atividade e entregar ao professor da disciplina para discussão.

Virtualmente, todas as medidas de pressão são baseadas no princípio do manômetro ou no conceito de deformação por pressão de um material sólido tal como cristal, membrana, tubo ou placa e, então, na conversão daquela deformação em um sinal elétrico ou em uma leituramecânica. As medidas de pressão podem estar em modo estático ou dinâmico.
A medição e o controle da pressão têm como objetivos a proteção de equipamentos; a proteção de pessoal; a medição de outra variável, por inferência; o controle do processo, para a obtenção do produto dentro das especificações exigidas.
Um transdutor de pressão é um dispositivo que converte uma pressão medida(“sentida”) em um sinal mecânico ou elétrico. O Sensor é usualmente um elemento primário que é constituído por um elemento elástico que se deforma ou deflete sob pressão. Podemos citar, como elementos elásticos: o tubo de Bourdon, o fole e o diafragma. Um elemento transdutor secundário (comumente chamado de transdutor elétrico) vai converter esta deformação em um sinal mensurável. Os transdutores de pressãoestão sujeitos a erros como: de resolução, de deslocamento de zero, de linearidade, de sensibilidade, de histerese, de temperatura. Os transdutores elétricos estão sujeitos a erro de carregamento entre a saída do transdutor e seu dispositivo indicador (linearidade).
Resumidamente, todo sistema de medição de pressão é constituído pelo elemento primário, o qual estará em contato direto ou indireto aoprocesso onde se tem as mudanças de pressão e pelo elemento secundário (Transmissor de Pressão) que terá a tarefa de traduzir esta mudança em valores mensuráveis para uso em indicação, monitoração e controle.
Na indústria, dentre os diversos equipamentos usados para medir pressão podemos destacar dois deles: o manômetro e o transmissor de pressão.
O manômetro é usado para leituras locais dapressão, possuindo normalmente uma conexão com o processo e um display (quando eletrônico) ou ponteiro (quando mecânico) para que se possa ler a pressão localmente. Normalmente são dispositivos de baixo custo e são usados quando a pressão não precisa ser transmitida para um sistema de controle e não se precisa exatidão. Por exemplo, pressões estáticas, pressões de bomba, etc. Existem também modelosdiferenciais, vacuômetros, sanitários, etc.
Um transmissor de pressão inteligente combina a tecnologia do sensor mais sua eletrônica. Tipicamente, deve prover as seguintes características:
● Sinal digital de saída;
●Interface de comunicação digital (HART/4-20mA, Foundation Fieldbus, Profibus-PA);
● Compensação de pressão;
●Compensação de temperatura;
●Estabilidade;
●Deve permitir fácil eamigável calibração;
●Re-range com e sem referência;
●Recursividade;
●Auto Diagnósticos;
● Fácil instalação e calibração;
●Alta confiabilidade;
●Baixos custos de instalação e manutenção;
●Curtos tempos de instalação e manutenção;
●Redução na intrusão/penetração (processo);
● Economizar espaços na instalação;
● Permitir upgrades para a tecnologia Foundation Fieldbus e Profibus PA....
tracking img