Etapa 1 de esconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1
O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes,(escolher uma e recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opçãoimpede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custochamado "de oportunidade"
Ex: Qual é o custo real da faculdade? A parte óbvia do custo da universidade é o aprendizado. Não é a moradia, nem as refeições, já que esses custos você teria de qualquerforma. Porém, o custo de oportunidade inclui os salários perdidos dos empregos que você teria tido - caso não tivesse ido para a universidade. Essa é uma das razões que nos faz ir para a faculdade enquantosomos jovens, sem experiência alguma no mercado de trabalho – nossos salários são relativamente baixos, assim os ganhos desperdiçados por nossa ida para a universidade são menores.
Ex: Corretoresimobiliários e construtores gostam de lhe dizer que reformar sua cozinha é uma boa idéia, pois você terá esse dinheiro de volta, por meio do preço que você adicionará quando for vender sua casa. Então,a cozinha será grátis! E, nesse meio tempo, você ainda aproveita os prazeres daquela cozinha. Essa lógica é boa, se você obtiver dessa cozinha prazer suficiente para compensar o custo de oportunidadede comprometer seu dinheiro em móveis e granitos e abrir mão do lucro que você poderia ter obtido fazendo qualquer outra coisa com o dinheiro.
Curva de Possibilidade de Produção (CPP): Mostra como aescassez de recurso impõe limite a capacidade produtiva.
Quanto mais alimentos são feitos no país, por exemplo, menos roupas, devido ao limite de produção imposto por mão-de-obra disponível,...
tracking img