Relativismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
curso superior de Bacharelado serviço social

REGINA MARIA MOTA PEREIRA ROCHA

RELATIVISMO CULTURAL

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GO
2010

REGINA MARIAMOTA PEREIRA ROCHA

RELATIVISMO CULTURAL

Trabalho apresentado a disciplina Antropologia do Serviço Social I da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR sob a orientação da Professora GianeAlbiazzetti.

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA – GO
2010
INTRODUÇÃO
Relativismo é a teoria filosófica que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Ela parte dopressuposto de que todo ponto de vista é válido. Essa filosofia afirma ainda que todas as posições morais, todos os sistemas religiosos, todos os movimentos políticos, etc., são verdades que são relativas aoindivíduo.
O relativismo cultural sugere conformar e não confrontar as diferenças culturais, tanto em nossa sociedade quanto em outra cultura particular. Este conceito pode ser consideradoprecipitado, se levarmos em conta o fato de tudo poder ser aceito, ameaçando imposições dos limites sociais. O bem e o mal passam a ser relativos em conceito, mas em prática estaríamos contradizendo nossospróprios códigos morais.

RELATIVISMO CULTURAL
A moral é uma construção social que em suma traz benefícios para uma sociedade como um todo. Na declaração dos direitos humanos o reconhecimento dadignidade é ampliado para todas as pessoas, assim também como o direito a liberdade, a justiça e a paz mundial.
Somos educados para acreditar na moral e na ética, respeitando todos os valores,conscientes de que somos responsáveis pelos nossos atos, apesar de que as normas a serem seguidas dentro de uma sociedade variam de cultura para cultura, assim como as vestimentas, culinárias e etc.Quando se aceita as regras impostas pela sociedade e também respeita as regras de outras culturas estamos praticando relativismo cultural, ou seja, estamos receptivos a aceitar e partilhar a cultura...
tracking img