Eta guandu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETA Guandu

A Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETAG), localizada no Km 19,5 da Rodovia BR 465, (Antiga Estrada Rio - São Paulo), em Nova Iguaçu, utiliza as águas do rio Guandu, que é formado pela junção das águas do rio Ribeirão das Lajes e dos rios Piraí e Paraíba do Sul, após elas serem utilizadas pela Light para a geração de energia elétrica.

Inaugurada em 1955, a Estação deTratamento de Água do Guandu produz cerca de 43 mil litros por segundo, aproximadamente o triplo da capacidade inicial. Isso significa mais de 3,7 bilhões de litros saindo diariamente da ETAG para abastecer os Municípios do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí, atendendo a um padrão de qualidade internacional, controlado através de uma série de análises fisico-químicas e bacteriológicas.Para se ter uma idéia, a água chega a ETAG barrenta e turva. No entanto, sai pura e cristalina, podendo ser consumida sem qualquer problema, depois de tratada com

uma média diária de 120 toneladas de coagulantes (Sulfato de Alumínio ou Cloreto Férrico ou ainda Sulfato Ferroso Oxidado), 20 toneladas de Cal Virgem, 15 toneladas de Cloro e 200 Kg de polieletrólito, além da adição de 7 toneladas deácido fluossilícico. Além disso, a ETAG tem um consumo de energia de cerca de 25 mil MWh por mês, o que representa o consumo de energia de uma cidade de 600.000 habitantes, números que, como você pode per­ceber, são significativos e fazem justiça ao orgulho que a CEDAE tem de sua principal estação de tratamento de água.

Guandu: Significado e localização

Agenor Lopes de Oliveira (ToponímiaCarioca, Coleção Cidade do Rio de Janeiro, 1938, página 29) informa que a palavra Guandu é de origem africana: contração de guá saco, enseada com ndú-ruidoso.

Trata-se da denominação do conhecido feijão ou ervilha, muito encontrado, desde o século passado, na região de Sepetiba,

Zona Oeste do Rio de Janeiro. Antenor Nascentes (Dicionário Etimo­lógico da Língua Portuguesa, 1952, tomo 11, página131) esclarece ser própria de Pernambuco a pronúncia acentuada guandú, enquanto no Rio de Janeiro pro­nuncia-se guandu.

Para Alfredo Moreira Pinto (Dicionário Geográphico do Brazil, 1986, página 122), "Guandú é um rio do Estado do Rio de Janeiro, resultado da junção dos rios Sant'Anna e Lages, cerca de dois quilô­metros acima de Belém" (hoje Paracambi). "Separa, em uma parte de seu curso, oEs­tado do Rio, em Itaguaí, do Distrito Federal" .

Não só no Estado do Rio, como no Espírito Santo e em Sergipe, haveriam localidades batizadas com o nome de Guandú, ainda segundo Alfredo Moreira Pinto.

São desconhecidas as causas do rio Guandu (modernamente grafado sem acento) ter recebido esse nome, suposta­mente foi devido à existência desta leguminosa em nossa região.


Rio Guandu -Origem

Originalmente, o rio Guandu era formado apenas pela junção das águas do Ribeirão das Lajes com o rio Santana. No entanto com a ne­cessidade do aumento de geração de energia no complexo Light, Piraí, se fez necessário a utilização da água provenientes do rio Paraíba do Sul. Para que isso fosse possível foram construídas algumas barragens e usinas e1evatórias para fazer a trans­posição da baciado rio Paraíba do Sul para a bacia do rio Guandu (vide esquema ao lado). Com isto, a vazão do rio Guandu que era originalmente cerca de 20 m' /s passou a ser aproxi­madamente 160 m/s, o que viabilizou a captação de água neste rio para abastecimento público. Em 1955, a CEDAE iniciou o tratamento da água na ETA Guandu com captação no rio Guandu.


O tratamento da água

Conheça aqui todas asetapas que fazem da água consumida no Estado do Rio de Janeiro um produto de qualidade comparável à água dos países mais desenvolvidos do mundo.

O rio Guandu é formado pela junção das águas dos rios Paraíba do Sul, Piraí e Ribeirão das Lajes.

A CEDAE capta 42 mil litros de água por se­gundo do rio

Guandu, atravessando dois túneis de aproximadamente 300 metros de comprimento, localizado...
tracking img