ESTUDOS SOBRE A MOTIVAÇÃO HUMANA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

428 palavras 2 páginas
O estudo da motivação humana esclarece as atitudes do individuo dentro e fora da Organização. Um funcionário motivado tende a ser mais ágil e estimulado a comparecer no trabalho, ao contrario do desmotivado que tenta “fugir” do local de trabalho. Esse estudo é uma grande necessidade com uma destacada importância nas organizações no que se diz respeito ao comportamento e às atitudes de seus empregados, de forma que muitas pessoas estão em empregos apenas para sobreviver, sem que este atenda ou não suas expectativas tanto salariais como de sentimento de importância pelo cargo ocupado.
O estudo da motivação humana é uma grande necessidade com uma destacada importância nas organizações no que se diz respeito ao comportamento e às atitudes de seus empregados.
Segundo Bergamini (1997, p. 35) uma grande contingência de pessoas não nutre motivação por aquilo que fazem, não experimentam nenhuma satisfação ou realização pessoal pelo que fazem no trabalho, fazendo com que o trabalho deixe de exercer seu papel como referencial de auto-estima e valorização pessoal, passando a tornar-se fonte de sofrimento. Dessa forma é importante que todas as Organizações mantenham-se atentas, pois colaboradores motivados tende-se a serem mais ágeis e estimulados a cumprirem as metas, aumentando, portanto a produtividade e até mesmo o rendimento do capital.
Antes da Revolução Industrial, segundo Bergamini (1997, p.18) a principal maneira de motivar os empregados constituía no uso de punições. Após, a motivação foi analisada em três tipos de modelos. De acordo com Stoner e Freeman (1999, p. 322-333) o Modelo Tradicional, relacionado com Taylor e com a Administração Cientifica, procurava motivar os empregados em troca de incentivos salariais relacionado à produtividade de cada um. Dessa forma a visão era de que o dinheiro era o principal incentivo para o empregado. No entanto o Modelo das Relações Humanas buscava mostrar que o empregado só seria motivado através de contatos sociais,

Relacionados