Estudos disciplinares ii - tg - trabalho em grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos Disciplinares II - TG - Trabalho em Grupo



Na figura 1, podemos notar através da cena da novela uma situação de doença onde existem profissionais para ampararseus pacientes, os quais necessitam de cuidado paliativo para continuar seus tratamentos, bem como para seus familiares terem um suporte melhor em situações de risco demorte. Porém como em toda obra de ficção as situações são sempre mais favoráveis e utópicas do que na realidade.

No que concerne à situação real da saúde pública brasileira, afigura 2 representa de forma satírica, mas verdadeira, a situação dos pacientes que recorrem aos hospitais de nosso país, contradizendo totalmente a cena mostrada na figura1.

Não importa quem seja o paciente, ele deve ser visto como um ser humano, portador de direitos e merecedor de nossas melhores habilidades e empenho no acolhimento de suahistória, no alívio de sua dor e controle dos sintomas. Porém o que se vê na maioria dos hospitais brasileiros é uma situação de caos, com péssimo atendimento, onde não háleitos, e às vezes nem médicos.

O fato de o ex-presidente Lula ter desenvolvido um câncer, agora especulado pela mídia em todas as suas dimensões, e repercutido nas redessociais através de comentários sádicos, insinuando que ele deveria ser tratado pelo SUS e não por hospital particular, vem confirmar tal situação.

Para concluir, podemosdizer que a figura 1 retrata a importância da medicina paliativa, melhor aliada dos pacientes terminais, porém, quase inexistente na prática devido à atual situação da saúdepública brasileira que carece de melhor atenção e investimentos por parte de nossos governantes, representada pela figura 2, que sem sombra de dúvidas é uma negação da figura 1.
tracking img