Estudos dirigidos com e cult

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: A interpretação das culturas (Clifford Geertz)

1 – O Iluminismo e a antropologia clássica trabalham com a abordagem tipológica para demonstrar o queconstitui o homem. Explique porque o autor faz críticas à noção de um consensus gentium. 

2 – Geetz elabora o conceito de ‘concepção “estratigráfica”’ para se referir auma das maneiras de se tentar chegar a uma base única para o homem. Quais são os problemas ou falhas que esse tipo de concepção acarreta.

3 – O autor coloca acultura como um dos ingredientes fundamentais para a constituição de uma natureza humana. Explique o que são os símbolos significantes, segundo o autor, e como eles podemcontribuir para a identificação do comportamento humano.

4 – Comente: “Assim como a cultura nos modelou como espécie única – e sem dúvida ainda nos está modelando– assim também ela nos modela como indivíduos separados.” (p.64 )

Texto: O povo brasileiro (Darcy Ribeiro)

1 – O autor chama atenção para não nos deixarmoscegar pela ideia de que o Brasil surge a partir de uma unidade nacional sem conflitos e uniforme. Destaque alguns pontos (positivos e negativos), levantados pelo autor,que levaram o Brasil a virar uma nação e as consequências que persistem ainda hoje.

2 – Darcy Ribeiro descreve o processo de “transfiguração étnica” pelo qualpassam os povos. Comente sobre as instâncias básicas que constituem tal processo e sobre o diferencial no caso brasileiro que está, segundo o autor, no caráter decontinuidade em áreas fundamentais, como por exemplo, na questão da dependência econômica e ordenamento social.

3 – Como você entende o conceito de ‘mestiço’ do autor.
tracking img