Estudos diciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

CITOLOGIA










TRABALHO DE CITOLOGIA



CÂNCER E DIVISÃO CELULAR





IEPO - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBJETIVO




















COMPONENTES: ALINE, ILDENE, CICERA, ROMIZA, LUCIANA, ELIENTON.
TURMA: FS2P32
PERIODO: 2º FISIOTERAPIA
PROFESSORA: LUDMILA






CÂNCER
Câncer é uma doença que esta sendo estudada porvários cientistas, porém é complexa e a muito a ser pesquisado para entender o seu desenvolvimento e sua cura, o câncer é interligado por varias doenças que se comparando vê o crescimento maligno desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos podendo espalhar-se através da metástase para outras regiões do corpo, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que semultiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Células do câncer pode se desenvolver com muita rapidez são incontroláveis, formando os tumores, que é o acumulo de células cancerosas, os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre sisão a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
Existem vários fatores que pode causar o câncer, podendo ser externas ou internas ao organismo:
I) Causas externas ao organismo, relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural.
II) Causas internas ao organismo são, namaioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.
Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alteradopassam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.
O primeiro estágio dacarcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente. Estão se preparando iniciando o processo cancerígeno.
As células alteradas passam então a se comportar de forma anormal.
Multiplicam-se de maneira descontrolada,mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Adquirem a capacidade de se desprender do tumor e de migrar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sangüíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou metástases. Alguns órgãos dão metástases mais rápido e maisprecocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.
As células cancerosas são, geralmente, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções. Por exemplo, a invasão dos pulmões gera alterações respiratórias, a invasão do cérebro pode gerar dores decabeça, convulsões, alterações da consciência.
Existem mecanismos de defesa naturais que o protegem das agressões impostas por diferentes agentes que entram em contato com suas diferentes estruturas. Ao longo da vida, são produzidas células alteradas, mas esses mecanismos de defesa possibilitam a interrupção desse processo, com sua eliminação subseqüente. A integridade do sistema imunológico,...
tracking img