Estudo sobre homofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENQUADRAMENTO TEÓRICO:
A) DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE ATITUDE
B) DEFINIÇÃO DE HOMOFOBIA
C) DEFINIÇÃO DE ATITUDES HOMOFÓBICAS

PROBLEMA: SERÁ QUE SER OU NÃO RELIGIOSO INFLUENCIA A ATITUDE PERANTE OS HOMOSSEXUAIS?
HIPÓTESE:
SE A RELIGIÃO INFLUENCIA A ATITUDE PERANTE OS HOMOSSEXUIAS, ENTÃO OS PARTICIPANTES QUE SÃO RELIGIOSOS TERÃO UMA ATITUDE MAIS HOMOFÓBICA PERANTE OS HOMOSSEXUAIS DOQUE OS NÃO RELIGOSOS.

MÉTODO
AMOSTRA
A amostra deste estudo é constituída por 205 sujeitos, de nacionalidade portuguesa, adultos, no pleno uso das suas faculdades, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos com uma média de 32, 29 e um desvio-padrão de 12, 5 (Tabela 1, Anexo B).
Destes, 98 são do género masculino (47,8%), 106 são do género feminino (51,7%) e 1 não respondeu (0,5%),(Tabela 2, Anexo B).
Quanto às habilitações literárias, 9 têm o 1ºciclo do ensino básico (4,4%), 5 o 2º ciclo do ensino básico (2,4%), 18 o 3º ciclo do ensino básico (8,8%), 61 o ensino secundário (29,8%), 52 frequentam o ensino superior (25,4%), 3 têm o bacharelato (1,5%), 43 têm licenciatura (21%), 12 têm o mestrado (5,9%), e 2 (1%) não responderam, (Tabela 3, Anexo B).
Relativamente ànacionalidade, todos os participantes têm nacionalidade portuguesa (100%), (Tabela 4, Anexo B - ALTERADA).
No que refere ao estado civil, 117 são solteiros (57,1%), 54 são casados, (26,3%), 13 estão em união de facto (6,3%), 18 são divorciados (8,8%), 2 são viúvos (1%) e 1 não respondeu (0,5%) (Tabela 5, Anexo B - ALTERADA)
Quanto ao facto de os participantes serem ou não religiosos, 122 afirmaram que osão (59,5%), e 83 não o são (40,5%), (Tabela 6, Anexo B).
No que se refere à orientação política, 38 são de esquerda (18,5%), 17 de centro esquerda (8,3%), 13 são de centro direita (6,3%), 20 são de direita (9,8%), 116 referiram não ter orientação política (99,5%), e 1 não respondeu (0,5%), (Tabela 7, Anexo B).
INSTRUMENTO
Para avaliarmos as atitudes homofóbicas da população portuguesa, facea homossexuais, foi construída uma tipo Likert com 20 itens.
Esta escala apresenta 5 opções de resposta qualitativa crescente, que vai de 1 “discordo totalmente” a 5 “concordo totalmente”. (Anexo A).
Estes itens foram construídos, com base na revisão da literatura e distribuídos de forma aleatória, divididos em duas dimensões: homofobia pessoal e homofobia interpessoal.
Juntamente com a escalafoi entregue um questionário sócio-demográfico, com o objectivo de obter alguns dados pessoais, relativos aos indivíduos cujas atitudes estão a ser objecto de estudo. Este questionário pretende saber a idade, o género, o nível de habilitações literárias, a nacionalidade, o estado civil, se é religioso ou não, e qual a sua orientação política.

PROCEDIMENTO
Depois de elaborada a escala com os20 itens, e o questionário sócio-demográfico, foi entregue o inquérito a 16 pessoa, às quias foi solicitado “feed-back” relativamente ao mesmo, com vista a perceber se o teor dos itens era perceptível, se por exemplo havia itens ambíguos, ou se a linguagem utilizada era confusa.
Após termos recebido o “feed-back” positivo dos inquiridos, verificou-se estar aferida a validade facial dos itens.Seguidamente procurámos avaliar, através de análise de perito (no caso concreto o Professor desta UC), a validade de conteúdo, dos referidos itens, tendo, a mesma originado algumas alterações ao teor dos itens, que foram incorporadas nos mesmos.
Seguidamente procedemos à distribuição dos inquéritos, procurando que a amostra fosse o mais diversificada e o mais heterogénea possível.
No acto daentrega do inquérito ao inquirido, foram-lhe transmitidas as necessárias instruções, para o preenchimento do mesmo, tendo ainda sido garantida a confidencialidade dos dados, e bem assim que os mesmos se destinavam apenas a utilização académica. No acto da recolha agradecemos a participação.

RESULTADOS
Depois de recolhidos todos os dados, foi criada uma base de dados, no programa SPSS Statistics...
tracking img