Psicologia organizacional - significado do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Fortaleza – UNIFOR
Centro de Ciências Administrativas – CCA
Curso de Graduação em Administração de Empresas
Direito Empresarial










A EVOLUÇÃO, O SENTIDO E SIGNIFICADO DO TRABALHO















Igor Pacifico 0921649/9
Renan Amora 0922708/3




Prof(a): Fátima Távora





Fortaleza – Ceará2011
1. INTRODUÇÃO

Por definição, o trabalho é uma característica central da moderna sociedade industrial. Ocupa grande parcela do tempo válido da maioria das pessoas durante a maior parte de suas vidas e as recompensas econômicas dele obtidas determinam o padrão de vida e, em considerável medida, o status social do indivíduo.


2. DEFINIÇÕES DE TRABALHO


Talvez uma das mais simples definiçõesde trabalho seja a de que ele constitui o meio pelo qual são produzidos os bens e serviços que a sociedade deseja; tal definição destaca a natureza instrumental do trabalho. Uma definição mais completa diz que “o trabalho... é uma atividade instrumental executada por seres humanos, cujo objetivo é preservar e manter a vida, e que é dirigida para uma alteração planejada de certas característicasdo meio-ambiente do homem” (Neff, 1968). Uma definição ainda mais ampla diz que “o trabalho é uma atividade que poduz algo de valor para outras pessoas” (O’Toole, 1973).
Entretanto, o trabalho também serve a várias funções de interesse para o indivíduo, contribuindo em especial para o amor-próprio de duas maneiras. Em primeiro lugar, através do trabalho, um indivíduo pode adquirir domínio sobresi mesmo e sobre o seu meio. EM segundo lugar, ao dedicar-se a atividade que produzem bens e serviços apreciados por outros, o indivíduo pode cotejar a avaliação que faz de si mesmo com a avaliação dos outros a seu respeito, e obter assim um sentimento de valor pessoal. Contudo, como escreveu Fromm, (1971), “ uma vez que o homem moderno se experimenta simultaneamente como o vendedor e como amercadoria a ser vendida no mercado, o seu amor-próprio depende de condições fora de seu controle. Se ele for bem sucedido, é valioso; se não for, é imprestável.”
Portanto, o trabalho pode ser claramente definido não só em termos de sua função na sociedade, mas também em termos de seu significado para cada trabalhador.

3. VARIAS CONCEPÇÕES DE HOMEM NO TRABALHO


A orientação de um indivíduo parao trabalho não faz parte de sua dotação genética; as atitudes em relação ao trabalho e a maior parte do comportamento na situação de trabalho são social e culturalmente determinados. As pessoas são gradualmente instruídas quanto ao que podem esperar e querer do trabalho por várias agências de socialização, entre elas a família, a escola, a comunidade local e os veículos de comunicação de massa.As atitudes para com o trabalho variam consideravelmente entre diferentes culturas, tendo passado por numerosas transformações. Segundo Tilgher (1962), “para os gregos o trabalho era uma maldição e nada mais que isso”. Os primeiros cristãos seguiram a tradição judaica ao considerarem que o trabalho era um castigo pelo pecado original do homem. Além disso, o trabalho começou a ser consideradoimportante para saúde física e mental.
A introdução gradual de métodos de produção de massa, decorrentes da Revolução Industrial nos finais do século XVIII e começos do século XIX, acarretou uma complexa divisão de tarefas e a fragmentação do processo de trabalho.
O “taylorismo” partiu do principio de que os trabalhadores deveriam ser estudados como unidades isoladas. Foi argumentado que osprincipais fatores que afetavam sua eficiência eram a fadiga, ou condições ambientais subnormais, ou métodos incorretos de realizar o trabalho, os quais podiam ser corrigidos pelos métodos de estudo de tempo e movimento.
Na esteira dos estudos de Hawthorne, foi apresentado um novo conceito de homem industrial – o de “homem social”, que procura satisfação principalmente através da filiação a um...
tracking img