Estudo Sobre Fam Lia Resili Ncia Na Terceira Idade

336 palavras 2 páginas
Estudo sobre família resiliência na terceira idade
Mediante o aumento da expectativa de vida o que corroborou para o crescente número de idosos na sociedade e diante de inúmeras transformações econômicas, políticas, sociais e culturais o idoso da modernidade tem vivido diferentes mudanças de paradigmas e entre elas as novas configurações familiares. Tem-se vivido mais e diante desta longevidade o idoso tem tido a necessidade de compartilhar sua história de vida, mas infelizmente são poucas as pessoas que se colocam a disposição para ouvi-lo. A família é o primeiro grupo social que o ser humano é inserido e mediante o espaço e as funções que esta ocupa e desempenha na vida dos indivíduos ela tem influência significativa no processo de envelhecimento. Segundo Correa & Justo, (2010) a terceira idade da contemporaneidade está passando por um momento de transição e isso tem tido repercussão na vida dos idosos. Vive-se em uma sociedade onde se preza um ideal de beleza baseado na juventude e em estereótipos. O capitalismo, as inovações tecnológicas e o consumismo desenfreado tem tido influência no processo de subjetivação dessa população.
A forma de enfrentamento da velhice tem sido baseada no aperfeiçoamento e recuperação do corpo perdido. Pois como diz Simone Beauvoir, (1990) apud Correa & Justo, (2010): “a velhice é sempre o outro, pois o sujeito não a imagina em si mesmo. Para ela, o velho dificilmente se vê como tal, e o jovem ignora a velhice que já reside em seu corpo”.
Os idosos tem se deparado com ideologias, crenças, valores morais e culturais distintos dos seus. O lugar que antes lhe era concedido como uma pessoa sábia, responsável por transmitir os valores às gerações, o status de respeito e autoridade que exerciam dentro e fora do lar está perdendo força (CORREA & JUSTO, 2010). Faz- se necessário dizer que embora haja o envelhecimento do corpo, a vitalidade psíquica costuma manter-se e isso é importante para que se possa entender que o idoso é muito mais que

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Teoria Geral das Obrigações 'Orlando Gomes' 17 ed.
    118926 palavras | 476 páginas