Estudo sobre agentes quimicos em estruturas metalicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS:
PROCESSO, AGENTES QUIMICOS ENVOLVIDOS E SOLUÇÕES
Paulo Luiz Ecco – Arquiteto e Urbanista
Diego Parizotto – Engenheiro Químico
RESUMO:
O presente trabalho vem a relatar o processo de pintura de estruturas metálicas pesadas, fabricadas numa Indústria localizada na cidade de Chapecó, Santa Catarina, descrevendo desde a preparação para pintura, até a secagemda tinta.
1 A PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS
A pintura vem sendo usada no decorrer dos séculos para revestir superfícies a fim de dar maior durabilidade as mesmas, protegendo de agentes externos e do tempo. É usada em grande escala em diversos ramos devido ao seu custo benefício (baixo preço e alto desempenho).
Na fabricação de estruturas metálicas a pintura é utilizada em larga escala, poisalém dos benefícios normais citados acima ela possui outro benefício, pode dar o acabamento esperado com a espeçura de 80 micras, inferior a 1 milímetro, podendo assim manter a precisão milimétrica adotada por esse setor da construção civil.
2 O PROCESSO DE PINTURA
Na Indústria onde foi realizada a pesquisa, o processo de pintura se dá em 3 setores distintos, separados para proporcionarem ummelhor acabamento das peças e segurança dos trabalhadores. Os setores são denominados pela empresa de Setor de Preparo, Setor de Pintura e Secagem. No Anexo I podemos ver como eles estão separados dentro do layout da Indústria.
2.1 SETOR DE PREPARO
No setor de preparo as peças são preparadas para a pintura, para isso elas são jateadas com um material de decapagem. O utilizado na Indústria é agranalha de ferro, um dos materiais mais utilizados no mercado por indústrias desse ramo, pois tem um baixo custo operacional, velocidade de limpeza e uniformidade no acabamento com menor desgaste das peças (acabamento desejado com apenas 20 micras de espessura).
O processo de decapagem utilizando esse material é feito dentro de câmara especial preparando a superfície para receber a tinta retirandotodas as impurezas, rugosidades e , grau de limpeza, perfil de rugosidade. Esse processo abrasivo retira impurezas habituais como óleos e graxas, resíduos de suor e compostos solúveis que possam conter nas peças.
A câmara utilizada na indústria é completamente lacrada, pois como nesse processo o abrasivo produz muitas faíscas, que pode entrar em reação com os outros agentes inflamáveis que serãodescritos depois no processo de pintura.
Os trabalhadores desse setor também utilizam vários equipamentos de proteção individuais: tanto pelo equipamento quanto pelos dejetos que eles produzem quanto pelo perigo mecânico da máquina. O abrasivo em contato com a peça produz além de faíscas pelo contato em alta velocidade, uma nuvem de fumos nocivos, para isso são necessários respiradores com filtromecânico, mas na empresa é utilizada uma máscara oxigenada em aço, com ligação a cilindro fixo similar a que podemos ver na Imagem 1. Como o jato possui grande força mecânica, é utilizada vestimenta (macacão, calça e luva) com malha de aço, e botinas em couro com proteção em aço.
Também á medidas de proteção contra incêndios. São utilizados jatos de água instalados sobre o teto da câmara eextintores de CO².

Imagem 1 – Processo de Jateamento com Granalha de Aço
Fonte: Internet - http://jie.itaipu.gov.br/jie/files/image/13.10.09/comportasjusantejato.JPG
2.2 SETOR DE PINTURA
O setor de pintura é separado em 2 etapas, a de preparo das tintas e a da pintura. No anexo 1 podemos ver que esse setor está dividido em 3 partes, o da preparação das tintas, o da pintura a seco e o da pinturaconvencional.

2.2.1 Preparação da Tinta
No setor de preparo as tintas são preparadas para serem aplicadas conforme especificação do cliente ou do projeto da estrutura, geralmente em estruturas onde as peças são grandes a pintura é feita do modo convencional com tinta epóxi diluída em solvente e aplicada com pistola, mas existem obras que foram utilizadas pintura a seco, onde esses processos...
tracking img