Estudo para viabilidade de um hotel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO PARA VIABILIDADE DE UM HOTEL
Tomada a decisão de desenvolver uma unidade hoteleira, o caminho natural e necessário é verificar a possibilidade efetiva de concretização de investimento. Para realizar esta análise, conta-se com uma série de instrumentos, entre os quais se destacam o estudo de viabilidade mercadológica e o estudo de viabilidade econômico-financeira.
Atualmente, novosinstrumentos de apoio às análises tradicionais de viabilidade têm sido utilizados com frequência crescente na implantação de hotéis. É o caso do sistema de informações geográficas (SIG), que, por meio de uma base de dados geofísicos, permite estabelecer a melhor localização de uma determinada tipologia de hotel em um determinado espaço físico.
ESTUDO DE VIABILIDADE MERCADOLÓGICA
Em termos simples, oestudo de viabilidade mercadológica busca responder a seguinte questão: Há público para consumir meu produto hoteleiro?
Para obter a resposta, faz-se um levantamento dos dados do macro ambiente econômico (realidade social, política, econômica e de infraestrutura no contexto regional) do local escolhido, a fim de determinar o conceito hoteleiro que melhor se adapta a essa realidade e verificar sede fato existe uma demanda potencial para o consumo do produto que se tem em vista.
Basicamente, são os seguintes tópicos a serem abordados neste tipo de estudo:
CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO LOCAL ESCOLHIDO: Trata-se do diagnóstico do estágio de crescimento econômico do local escolhido e de sua dinâmica de mercado, por meio da análise de suas características econômicas, sociais eambientais. Assim, o estudo dos aspectos geofísicos regionais, do índice de desenvolvimento humano municipal (IDH-M), das políticas de incentivo, do inventário de oferta de lazer ou negócios e das potencialidades do macro ambiente local permite conhecer a dinâmica de mercado. Já os aspectos econômicos, infraestrutura de serviços, a mão de obra e a logística de fornecedores do futuro empreendimento, osdeslocamentos de eixos econômicos regionais ou municipais e a influência regional são fatores cuja análise fornece uma geografia de mercado.
LOCALIZAÇÃO - VANTAGENS E DESVANTAGENS: Análise pontual da área a ser comtemplada pelo projeto ( terreno e entorno) que busca verificar pontos positivos e negativos da localização de hotel no contexto do tecido urbano ou da área rural. Nesse caso os aspectos aserem analisados são situação legal e fiscal do terreno, legislação urbana e ambiental incidentes, condições de acesso ao local, características físicas do terreno, infra estrutura básica, de serviços e ao usuário, dimensões e formato do terreno, estudo do entorno e da proximidade dos geradores de demanda para o empreendimento.
ANÁLISE DO MERCADO CONCORRÊNCIAL: A dinâmica do mercado se equilibrapela oferta e pela demanda, exigindo uma análise local e regional das características mercadológicas do empreendimento. Essa fase contempla a pesquisa da oferta de unidades hoteleiras concorrentes, a fim de determinar os concorrentes primários e de estabelecer sua ficha técnica, com índices históricos contendo taxa de ocupação, média de hóspedes, desempenho, UH vendidas e diárias médias. Cominstrumental técnico para a determinação do potencial de retaliação de cada concorrente direto, atual ou futuro, pode-se concorrer ao método da análise SWOT (PFOA – Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) levanto oportunidades e riscos do mercado setorial e as vantagens e desvantagens dos agentes concorrenciais.
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA DEMANDA: É a verificação da demanda a ser atingidapelo empreendimento com respeito a dois aspectos: comportamento – que compreende o estudo de segmentação, supersegmentação, nichos de mercado, atributos de satisfação dos hóspedes, razões para não retorno, grau de importância de comodidades e de aspectos tecnológicos – e desempenho – com análise do histórico de vendas, geradores de demanda, projeção da oferta taxa de ocupação e diárias médias,...
tracking img