Estudo filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UBM – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA ESCOLAR

PAULA CÉSAR CAMPOS LOPES 6500202

BARRA MANSA
2011

UBM – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA ESCOLAR

PAULA CÉSAR CAMPOS LOPES 6500202

BARRA MANSA
2011
Introdução
O presente trabalho procura fazer ligações entre ofilme “Sociedade dos Poetas Mortos” assistido em sala de aula, e os dois textos lidos pelos alunos, o primeiro chama “O sistema escolar brasileiro: notas sobre a visão oficial” e o outro “Educação “bancária” e educação libertadora”.
O filme nos mostra a educação de uma época opressora, em que os jovens se vêem num impasse na sociedade. O primeiro texto nos fala de dois conceitos, input e output,o primeiro é o que a sociedade oferece para a escola, sendo três dos seis elementos dos sistema escolar: Os objetivos que são estabelecimento de objetivos a serem buscados, que são expressões dos valores e das tradições da própria sociedade; o conteúdo cultural que são os conhecimentos adquiridos no transcorrer da história e dessa massa de conhecimentos que a sociedade possui, o sistema escolarretira o conteúdo de seus currículos e programas; os recursos financeiros são absorvidos pelos sistemas escolares, que por sua vez são organizações de enormes proporções, no qual absorve grande parcela dos orçamentos públicos e particulares. Já o output é o que a escola devolve para a sociedade, sendo três de quarto desses elementos: melhoria do nível cultural da população:modifica o estilo de vidadas pessoas devido ao aparecimento de novos valores e novas aspirações, e nisso isso resulta um aumento da potencia em todos os aspectos da vida social; aperfeiçoamento individual: o indivíduo adquire a capacidade de obter uma vida mais significativa e dinâmica, com uma visão mais ampla do mundo, deste modo, o sistema escolar tem uma contribuição decisiva, capacitando uma vida mais plena para umarealização pessoal maior; formação de recursos humanos: este item assume caráter de grande significação no mundo de hoje, devido ao o que o sistema escolar contribui para o mercado de trabalho, através da qualificação de trabalhadores para vários setores da economia, e a educação, por sua vez, é vista atualmente como um investimento social de alta rentabilidade, justamente porque o crescimentoeconômico depende da existência de recursos humanos.
O segundo texto fala sobre educação libertadora, no qual estimula os alunos a terem o pensar autônomo e criativo, capacitando a reflexão e a ação verdadeira dos homens sobre a realidade. E por outro lado nos fala sobre a educação bancária, que apenas deposita conhecimentos na mente dos alunos, conduzindo-os à reprodução de comportamentos. Estaconcepção transforma seus alunos em recipientes de informações já sem uso na realidade vivida por eles, e isso lhes traz questões pertinentes a esta contradição, tendendo educandos-educadores estabelecerem uma forma autêntica de pensar e atuar, sem dicotomizar o pensar da ação.

Desenvolvimento
Ter honra, disciplina, tradição, excelência foram as promessas dos alunos que protagonizaram o filme.Um professor novo começou a dar aula na instituição de ensino o professor Keating, que revolucionou o jeito dos rapazes pensarem, possuía e transmitia uma educação libertadora, totalmente oposta às tradições da época, que condizia a seguir as regras citadas acima.
Desde o inicio do filme os rapazes passavam por pressões e cobranças de várias instituições, incluindo a escola, a igreja eprincipalmente a família de cada um.
Este professor, Keating, desde sua primeira aula, apresentou a eles um lado da moeda que ninguém mostrou durante suas vidas, que é fazer de suas vidas, vidas extraordinárias, encorajando-os a aproveitarem o dia.
O filme ilustra de maneira clara o que foi dito no texto sobre o sistema escolar brasileiro de Maria Helena Souza Patto, em que a sociedade, sendo o...
tracking img