Estudo do trabalho e da capacidade produtiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
É a atividade que tem como objetivo calcular a carga do setor operacional de cada centro de trabalho para cada período no futuro, visando prever se o chão de fábrica terá capacidade necessária e suficiente para executar um determinado plano de produção, para suprir certa demanda de produtos ou serviços.
O planejamento da capacidade produtiva fornece subsídios que possibilitam: a viabilidade deplanejamento de materiais; avaliação da capacidade já existente; avaliação econômica, operacional e tecnológica de alternativa para incrementar ainda mais a capacidade; obter dados para futuros planejamentos de capacidade mais precisos; identificação de gargalos; estabelecer um controle maior na programação de curto prazo e estimar prazos viáveis para futuras encomendas e visando assim umatendimento eficiente seguido de qualidade.
O controle da capacidade produtiva tem a função de acompanhar este nível da produção executada por meio do trabalho ou da mão de obra, compará-la com os níveis planejados e executar medidas corretivas de curto prazo, caso estejam ocorrendo desvios significativos (ajustes).
Os índices de eficiência, gerados pela comparação dos níveis de produção executadoscom os níveis planejados, permitem determinar a veracidade do planejamento, o desempenho de cada centro produtivo e o desempenho do sistema de manufatura.

Nível ótimo de Capacidade
Em determinada situações o estudo do PCP (planejamento da capacidade produtiva) é efetuar ajustes necessário em determinado setor produtivo, visualizar então os gargalos que, são postos de serviços que já trabalhamem sua capacidade máxima, sendo elas menor que a dos demais postos de trabalho. Quando a empresa possui recursos para aumentar muito bem a capacidade deste posto de trabalho, ele deixa de ser o gargalo, mas geralmente, a pequena empresa não possui recursos para tal situação. Neste caso, existe uma alternativa que poderá ser utilizada e que não onera a empresa ainda pode conseguir um aumento emsua capacidade produtiva. É o que chamamos de “revezamento de pessoas”. A máquina ou equipamento que é o gargalo para algumas empresas essas máquinas trabalham apenas 8 horas por dia, porém esta mesma máquina pode trabalhar até 2h a mais ao dia, sem interrupção. Basta para tanto, treinar mais um operador para trabalhar nesse “gargalo”. Esse outro operador pode e deve trabalhar, preferencialmente,em outro posto de trabalho, que tenha uma certa “folga em sua capacidade produtiva”, e no horário de almoço, faz-se o “revezamento”, pois cada operador almoça em horários diferentes. Dessa forma, consegue-se, sem custo adicional, um acréscimo na capacidade produtiva. Quando a empresa já trabalha 24h ininterruptas, podem-se efetuar os “revezamentos” nos finais de semana.
O planejamento dacapacidade produtiva deve ser feito, observando-se as previsões de demanda. Isso se faz necessário, pois o nível de utilização da capacidade efetiva de produção irá refletir nos custos unitários e, portanto, nos níveis de produtividade do sistema, ou seja, com a contratação de mais um colaborador não irá ser prejudicial para a empresa desde que, o produto desenvolvido por este já tenha introduçãogarantida no mercado evitando a estocagem e por consequencia a obsolescência do produto ou mercadoria.

Escala de capacidade produtiva e o equilíbrio demanda-capacidade
A grande maioria das empresas têm sérios problemas relacionados à capacidade produtiva, alternando períodos de excesso e falta de capacidade. Sendo assim, torna-se muito difícil investir em novos equipamentos, por desconhecer suareal capacidade produtiva, apartir deste foco é importante o estudo sistemático do ponto de equilíbrio entre demanda/capacidade de produção. Descobrir o ponto de equilibrio numa linha de produção é a chave para o sucesso na gestão de estoque que seja responsável, se alguém mantém um estoque elevado demais, as despesas aumentam. se o reduzirmos exageradamente, não terá nada para vender”....
tracking img