Estudo do comportamento de sensores de temperatura: Termopares e Termístores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo do comportamento de sensores de temperatura:
Termopares e Termístores


Paulo Jorge Cardoso Carrasqueira 2010136969
Ruben Gustavo de Oliveira Rita 2010144553

ObjectivoO objectivo deste trabalho consiste na determinação da resposta de um Termopar e de um Termístor em função da temperatura. Com a realização da experiência pretende-se determinar os parâmetros dascurvas de resposta de cada um dos sensores ( termopar e termístor).
Após a determinação das curvas de resposta discutir os resultados obtidos.


Introdução aos fundamentos do método
Ofuncionamento de um termopar resume-se ao contacto directo de dois metais (através de junções), formando um circuito fechado, onde surge uma força electromotriz entre as duas junções quando estas se encontram atemperaturas diferentes T1 e T2. Essa tensão varia de acordo com uma função do tipo , este efeito designa-se (efeito de Seebeck).

Um Termístor  (ou termistor) são semicondutores sensíveisà temperatura. Existem basicamente dois tipos de termístores, os NTC  (do inglês Negative Temperature Coefficient) que são termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo, aresistência diminui com o aumento da temperatura, usados essencialmente como sensores de temperatura, e os PTC (do inglês Positive Temperature Coefficient) , termístores cujo coeficiente de variaçãode resistência com a temperatura é positivo, a resistência aumenta com o aumento da temperatura, usados essencialmente no controlo de corrente eléctrica.
A dependência da resistência com atemperatura dos termístores pode ser especificada através da expressão: , onde α20 (coeficiente de variação relativa) especifica a dependência da resistência com a temperatura e R20 é o valor da resistência a20ºC.

Execução experimental

Neste trabalho experimental foram usados como material experimental: um termístor do tipo NTC, um termopar do tipo K , uma base de aquecimento , um voltímetro ,...
tracking img