Estudo dirigido

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
 Estudo dirigido
1º descreva passo a passo o sistema renina angiotensina aldosterona.
R= Com a diminuição da pressão arterial há produção de Renina que é lançada na corrente sanguínea até "encontrar" a Angiotensina I (formada a partir do angiotensinogénio). Na presença da Renina, a Angiotensina I passa a Angiotensina II, sendo que esta segue para as célulassupra-glomerulares onde vai provocar um aumento da libertação de Aldosterona que por sua vez aumenta a produção de sódio (Na+). Tem como efeitos a reabsorção de sódio nos rins e consequente reabsorção de Água, excreção de potássio (K+) e hidrogeniões (h+) podendo provocar alcalose.
2º diferencie as porções glomerular, tubular e vascular do nefrón quanto as suas funções?
R=
3º descreva o nefrónindicando as suas porções e funções respectivas
4º como o sangue chega aos nefróns para ser filtrado
R= O sangue que será filtrado no néfron chega através da arteríola glomerular aferente. Esse sangue vem do ventrículo esquerdo do coração através da Artéria Aorta, Artéria Abdominal, Artéria Renal que se divide nos rins originando várias outras artérias até chegar às Arteríolas GlomerularesEferentes. Esse sangue chega ao Glomérulo Renal com uma grande pressão que irá facilitar a ultrafiltração do sangue.
5º o que acontece com o plasma que não foi filtrado nos glomérulos?
R= Basicamente, a função do néfron consiste em limpar o plasma sanguíneo das substâncias que não podem permanecer no organismo, sendo que ao passo que o líquido resultante da filtração glomerular passa pelos túbuloscontorcidos, substâncias úteis ao organismo (água e grande parte dos eletrólitos), são reabsorvidas voltando para a circulação sanguínea, e as que não são úteis (creatinina e uréia, por exemplo), passam direto indo compor a urina, juntamente com outras substâncias que são secretadas pelas paredes dos túbulos contorcidos.
6º o que significa o processo de filtração, reabsorção, secreção e excreção nonefrón
R= Reabsorção Transferência de água e solutos do lúmen do néfron para o fluído extracelular, Mecanismos de reabsorção: Transporte ativo ou passivo reabsorção de Na+no túbulo proximal, Reabsorção de glicose ligada ao Na+no túbulo proximal (a, íons, diversos metabólitos orgânicos) Secreção: transferência de moléculas do fluído extracelular para dentro do lúmen do néfron, K+-Transporte ativoprimário e difusão H+-Transporte ativo secundário (contratransporte). Excreção: Transferência do conteúdo do lúmen do néfron para o ambiente externo.
7º o que é reabsorvido e secretado em cada divisão da porção tubular do nefrón
R= Tubulo proximal há reabsorção de água, glicose e secreção de urina
Alça de Henle: só é reabsorção na porção descedente, Tb pode ser chamada de concentradora deurina, já na porção ascendente só reabsorvem sais e pode ser chamada de porção diluidora de urina.
Tubulo distal e Ducto coletor: vai ocorrer areabsorção, eles só absorvem sódio e cloreto e vai ter movimento de secreção ureia e potássio.
8º qual a porção do nefrón em que só ocorre reabsorção de água na presença de ADH?
R= Túbulo Contornado Distal
9º qual a diferença das ações de angiotensinas IIe a adosterona?
R= A angiotensina II vai estimular a reabsorção de sais e água no túbulo distal e estimula a formação da angiotensina III, já a Aldosterona vai estimular a bomba de sódio e potássio no túbulo distal.
10º o que estimula a produção da vasopressina e como ela age?
R= A VP tem papel fisiológico principal na regulação da nreabsorção de água nas células tubulares renais e também é umpotente constritor nas células musculares lisas dos vasos. O papel da VP no controle da pressão arterial e da hipertensão é controversa, porém a vasopressina plasmática foi elevada em vários experimentos em formas humanas de hipertensão

11º como age o fator natiurético atrial?
R= O FNA é um polipeptídeo formado nos miócitos atriais e armazenado em grânulos justanucleares, na forma de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido
  • estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo Dirigido
  • Estudo dirigido
  • estudo dirigido
  • Estudo Dirigido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!