Estudo dirigido sobre os pressupostos da geografia no filme “1492 – a conquista do paraíso” de ridley scott.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido sobre os pressupostos da Geografia no filme “1492 – A Conquista do Paraíso” de Ridley Scott.
I. Faça um paralelo entre o filme e o capítulo 3 destacando e caracterizando quaispressupostos históricos da sistematização da Geografia são apresentados no filme “1492 – A Conquista do Paraíso”.
A viagem de Cristóvão Colombo insere-se na época da expansão ultramarina liderada porPortugal e Espanha, um dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para Idade Moderna e nas transformações que passou a Europa na Baixa Idade Média, durante a transição do feudalismo parao capitalismo comercial.
Cristóvão Colombo acreditava ser possível atingir o Oriente navegando para o Ocidente. A realização da navegação deu-se pela ambição da Espanha por riquezas e novos mercadoe a quebra do monopólio árabe-italiano no comércio de especiarias através de outra rota que evitasse o Mar Mediterrâneo.
A navegação de oceanos desconhecidos pode caracterizar o primeiro pressupostohistórico da sistematização geográfica: o conhecimento da dimensão e da forma real dos continentes que seria a base para a ideia de conjunto terrestre, e posteriormente, para a reflexão geográfica.Chegando a uma nova terra, rica em vegetação e vários nativos, Colombo inicia o registro de dados referentes à diversidade do local. Esse conhecimento é relacionado com o segundo pressuposto dasistematização da geografia: a existência de um repositório de informações, sobre variados lugares da Terra. Assim seria possível pensar, com base em evidencias, sobre o caráter variável dos lugares, sobrea diversidade da superfície da Terra, e realizar um levantamento de realidades locais em número elevado, fundamentando uma reflexão geográfica sólida.
Outro pressuposto caracterizado no filme é oaprimoramento das técnicas cartográficas e de impressão, uma necessidade imposta pela expansão do comércio. A demanda de mapas e cartas mais precisas era fundamental para a navegação para poder...
tracking img