Estudo dirigido filogene e ontogene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Descreva os 3 estágios da vida intra uterina de um ser humano.
O período germinativo, também chamado de período zigoto, representa as duas primeiras semanas de desenvolvimento pré-natal. Nesse período, o zigoto passa por uma rápida divisão celular antes de se alojar na parede do útero da mãe. Algumas das células do zigoto formarão, no final, as estruturas que alojam e protegem o feto emdesenvolvimento e fornecem os nutrientes da mãe. Por volta do final das duas semanas do período germinativo, o zigoto desenvolve-se em um conjunto de células chamado embrião.

O período embrionário começa na 3ª semana e estende-se até a 8ª semana. Durante esse período, de crescimento rápido e intensa diferenciação celular, os órgãos e os sistemas principais do corpo se formam. Os genes doscromossomos sexuais e as influências hormonais também desencadeiam o desenvolvimento inicial dos órgãos sexuais.
|O embrião está alojado de forma protegida no fluido que preenche o saco amniótico e o seu meio de sobrevivência é o cordão umbilical. |
|O embrião recebe nutrientes do cordão umbilical, como oxigênio e água, e libera monóxido de carbono e outros materiais inúteis. O |
|cordão umbilicalliga o embrião à placenta, um tecido na forma de um disco na parede uterina da mãe. A placenta não deixa que o sangue|
|da mãe se misture com o do embrião em desenvolvimento, agindo como um filtro para evitar que substâncias nocivas, possivelmente |
|presentes no sangue da mãe, cheguem até o embrião. |Porém, a placenta não pode filtrar todos os agentes nocivos do sangue da mãe. Os agentes ou substâncias nocivas que podem causar um desenvolvimento anormal, ou deformações de nascença, são chamados de teratogênicos. Geralmente, a maior vulnerabilidade aos teratogênicos ocorre no estágio embrionário, quando os principais sistemas do corpo estão se formando. Os teratogênicos conhecidos são:

-Exposição à radiação;

- Produtos químicos industriais tóxicos, como mercúrio e os PCBs (bifenil policlorado);

- Doenças como rubéola, sífilis, herpes genital e AIDS;

- Drogas consumidas pela mãe como álcool, cocaína e heroína.

Por volta do final do período embrionário, o embrião já cresceu de um conjunto de algumas centenas de células, que não é maior que a cabeça de um alfinete, até maisde 2,5 cm. Agora pesa 28 gramas e parece claramente humano, mesmo que a sua cabeça corresponda à metade do tamanho do seu corpo.

O terceiro mês anuncia o início do período fetal – o estágio final e mais longo do desenvolvimento pré-natal. A principal tarefa nos próximos sete meses é promover o crescimento dos sistemas do corpo de forma que eles atinjam maturidade em preparação para a vida forado corpo da mãe. Por volta do terceiro mês, o feto pode mover braços, pernas, boca e cabeça. Ele é capaz de ter respostas reflexas, como esticar os dedos dos pés se a sola do pé é acariciada, e piscar se as pálpebras são tocadas. No quarto mês, a mãe pode sentir o feto movimentar-se. Por volta do quinto mês, o feto tem ciclos de sono e vigília distintos e períodos de atividade. No sexto mês, aatividade cerebral do feto torna-se semelhante à de um recém-nascido.

Nos dois meses finais desse período, o feto terá o seu peso dobrado, ganhando de um a dois quilos de gordura corporal. Essa gordura extra ajudará o recém-nascido a ajustar-se às mudanças de temperatura fora do útero. Também contribui para a aparência rechonchuda do recém-nascido. À medida que o nascimento se aproxima, ocrescimento diminui e os sistemas corporais do feto tornam-se mais ativos.

2) Funcionalmente, quais são os tipos de neurônios existentes.
De acordo com sua morfologia, os neurônios podem ser classificados nos seguintes tipos:

• Neurônios multipolares, que apresentam mais de dois dendritos. A grande maioria dos neurônios é desse tipo.
• Neurônios bipolares, possuidores de um dendrito e de...
tracking img