Estudo dirigido de neuranatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA
CAMPUS DO MÉDIO SOLIMÕES
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

ESTUDO DIRIGIDO DE NEUROANATOMIA

COARI-AM
2012
FRANCIELE DE SOUZA CASTRO

ESTUDO DIRIGIDO DE NEUROANATOMIA

Trabalho apresentado ao Prof.ª Lilian Merini para a obtenção de nota na disciplina de neuroanatomia do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.COARI-AM
2012

ESTUDO DIRIGIDO DE NEUROANATOMIA
1- Os seres vivos, mesmo os mais primitivos devem se ajustar ao meio ambiente para sobreviver, para isto três propriedades do protoplasma são especialmente importantes: irritabilidade, condutibilidade e contratilidade, a irritabilidade permite a uma célula detectar as modificações do meio ambiente, uma célula é sensível quando reage a um estimulo, porexemplo, dando origem a um impulso que é conduzido através do protoplasma - condutibilidade-, determinando uma resposta em outra parte da célula, sendo que esta resposta pode se manifestar por um encurtamento da célula - contratilidade. Se tocarmos uma ameba observa-se que ela afasta-se do ponto onde foi tocada, pois ela é sensível e conduz informações sobre o estimulo a outras partes da célula mesmotendo todas as propriedades do protoplasma, a ameba não se especializou em nenhuma delas e suas reações são muito rudimentares. Em seres um pouco mais complexos como as esponjas parte do citoplasma se especializou para contração e outra, na superfície, desenvolveu mais as propriedade de irritabilidade e condutibilidade. Nos celenterados é provável que tenha surgido os primeiro neurônios ereceptores nervosos. Nos anelídeos e platelmintos neurônios aferentes e eferentes apareceram pela primeira vez.
2- durante a filogênese apareceram os três neurônios fundamentais do sistema nervoso, que são o neurônio aferente ou sensitivo, neurônio eferente ou motor e neurônio de associação. Os neurônios aferentes surgiram com a função de levar ao sistema nervoso central informações sobre as modificaçõesocorridas no meio externo, as mudanças na posição do corpo do neurônio sensitivo ocorrida durante a evolução são bem interessantes, em alguns anelídeos este corpo está localizado no epitélio em contato com o meio externo, nos moluscos estão situados no interior do animal e nos vertebrados têm seus corpos em gânglios sensitivos situados junto ao sistema nervoso central. Assim, temos uma tendênciade centralização do corpo do neurônio sensitivo. Os neurônios eferentes têm a função de conduzir o impulso nervoso ao órgão efetuador, o corpo do neurônio eferente surgiu dentro do sistema nervoso central e a maioria deles permaneceu nesta posição durante toda a evolução, exceto os corpos dos neurônios que inervam os músculos lisos, músculo cardíaco ou glândulas, que se localizam nos gângliosviscerais e pertencem ao SNA. Os neurônios de associação trouxeram um grande aumento do numero de sinapses, aumentando assim a complexidade do sistema nervoso, o corpo do neurônio de associação permaneceu sempre dentro do sistema nervoso central havendo um grande aumento durante a evolução.
3- O arco reflexo é a resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação doorganismo sendo originado de um estímulo externo antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma resposta. O arco reflexo patelar é o mais popular de todos os reflexos, quando o neurologista bate com seu martelo no joelho de um paciente, a perna se projeta para frente, o martelo estimula receptores no músculo quadríceps, dando origem aimpulsos nervosos que seguem pelo neurônio sensitivo. O prolongamento central destes neurônios penetra na medula e termina fazendo sinapse com neurônios motores aí situados. O impulso sai pelo axônio do neurônio motor e volta ao membro inferior, onde estimula as fibras do músculo quadríceps, fazendo com que a perna se projete para frente.
4- A embriologia do sistema nervoso trata principalmente dos...
tracking img