Sistema neual de anfibios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Desde os seres vivos mais primitivos, a principal função do sistema neural é propiciar a adaptação ao meio ambiente. Com a evolução dos seres vivos, as suas funções evidentemente foram se tornando mais complexas, surgindo células especializadas para cada função e desenvolvendo-se uma orquestrada coordenação entre o controle da vida de relação com o meio externo e o própriocontrole interno destes organismos.
O sistema neural dos anfíbios é relativamente pouco desenvolvido, no entanto, mas desenvolvido do que o sistema neural dos peixes. É constituído por um sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e um sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso dos anfíbios é basicamente semelhante ao dos peixes. O centro da atividade encefálica permanecena região dorsal do mesencéfalo, onde as células cinzentas se concentram numa região chamada teto.
O telencéfalo tem uma natureza predominantemente olfatória, mas, pela primeira vez em vertebrados encontram-se células nervosas invadindo o pálio. Apesar destas localizarem-se internamente o resultado é um aumento dos hemisférios cerebrais.
Apresentam movimentos lentos e vagarosos porapresentar cerebelo pequeno. Existem 10 pares de nervos cranianos. As raízes dorsais e ventrais dos nervos espinhais, unem-se na passagem pelo forame intervertebral, em vez de ocorrer fora desse forame. Como na maioria dos peixes, ou dentro do canal neural, como nos amniotas.


OBJETIVO
Dissecar e observar o sistema neural de dois Anfibios quaisquer.

MATERIAIS E METODOS:Materiais:
• Bisturi;
• Pinça;
• Tesoura;
• Luvas;
• Jaleco;
• Dois sapos já fixados em formol.




Métodos:
Foi feito uma abertura dorsal e ventral nos animais coletados. Na parte ventral foram retiradas as vísceras do mesmo para expor o plexo ventral, e na parte dorsal, foi cortado o processo espinhoso das vertebras para expor a medula e a ramificação do plexodorsal e foi possível também a visualização do nervo óptico. Também foi feito uma abertura cranial para observação do encéfalo.

COMPARAÇÃO DO SISTEMA NEURAL COM OS OUTROS GRUPOS DE VERTEBRADOS

Classe Cyclostomata
O sistema nervoso e sensorial das lampreias vão apresentar um encéfalo com 3 regiões pouco diferenciadas, relacionadas a bulbos olfativos extremamente grandes; com relaçãoaos nervos medulares e cranianos (12 pares) com desenvolvimento relacionado a região anterior. O sistema nervoso autônomo controla o número de batimentos cardíacos.


Classe Osteichthyes e Classe Chondrichtyes
No sistema nervoso dos peixes o telencéfalo tem função olfativa. Os hemisférios cerebrais são pouco desenvolvidos e são formados por uma massa ganglionar basal chamada corpoestriado e por uma fina camada epitelial, dorsal, conhecida como palio, o qual nos vertebrados superiores irá formar o cérebro (massa cinzenta). O diencéfalo nos peixes origina o tálamo, o centro de relés para impulsos olfativos e visuais. Do diencéfalo surgem duas estruturas medianas; anteriormente surge o corpo parietal, e na região posterior, o corpo pineal. Nos ciclóstomos existem as duas estruturas,enquanto que na maioria dos peixes ocorre somente o corpo pineal. O mesencéfalo dos peixes é o centro de coordenação nervosa. Esta estrutura desenvolve a partir da região dorsal dois lobos ópticos. O metencéfalo da origem ao cerebelo, o centro de coordenação muscular, sendo mais desenvolvido nos tubarões, peixes de movimentos muito rápidos. O mielencéfalo forma o bulbo do encéfalo, que, em todosos vertebrados está relacionado com os centros de atividades vitais, como a respiração, batimento cardíaco e metabolismo. Nos peixes esta região é o centro do sistema da linha lateral e do ouvido interno. Da mesma maneira que os anfíbios os peixes possuem 10 nervos cranianos.


Classe Reptila
No sistema nervoso dos répteis ocorre uma mudança do centro de atividade encefálica que nos...
tracking img