Estudo dirigido 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia o texto abaixo para responder às questões propostas:
Perspectivas de estudantes em situação de vestibular sobre as cotas universitárias


Perspectives of students preparing for university entrance examination about university quotas
Fernanda Vieira Guarnieri; Lucy Leal Melo-Silva


Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil


RESUMO


As Cotas Universitáriassão medidas que visam a ampliar possibilidades de ingresso no ensino superior para grupos sociais específicos. É um tema abrangente que aborda desde a falta de vagas para o ensino superior, até aspectos que relacionam subjetividade e pertença étnico-racial. O objetivo do presente estudo consiste em investigar as opiniões de vestibulandos sobre as Cotas. Participaram do estudo 107 estudantes de cursospré-vestibulares, distribuídos em Grupo A (cursinhos alternativos; n=53) e Grupo B (cursinhos particulares; n=54). O estudo foi realizado em duas etapas: (1) aplicação do Questionário COTAS e (2) realização de entrevista individual. Os resultados indicam que a temática Cotas Universitárias é explorada superficialmente e de modo estereotipado pelos estudantes. O critério social foi mais aceitopelos participantes do que o critério étnico-racial na definição de Cotas. Por fim, ressalta-se a necessidade de promover debates sobre Cotas universitárias, no intuito de regulamentar, fiscalizar e avaliar as medidas.


Palavras-chave: cotas universitárias; ensino superior; curso pré-vestibular, acesso à universidade.



ABSTRACT


University Quotas are measures that aim to increasethe possibilities of entrance into Higher Education by specific social groups. That is an embracing issue that addresses not only the scarceness of vacancies in Higher Education, but also aspects about subjectivity and ethnic-racial issues. This study aims to analyze the opinion about University Quotas by a group of students attending preparatory courses. In this study, 107 students haveparticipated and were distributed into two groups: Group A (communitarian courses, n = 53) and Group B (private courses, n = 54). The study was conducted in two stages: (1) application of QUOTAS' Questionnaire, and (2) individual interviews. Results point out that the University Quotas issue is superficially explored and stereotyped by students. The social criteria to define Quotas was more accepted bythem than the ethnic-racial one. Finally, the paper proposes that debates about University Quotas should be furthered targeting to supervise practices.
Keyword

Keywords: university quotas; higher education; preparatory courses, university entrance.



Introdução
As Cotas Universitárias são medidas voltadas para grupos sociais específicos e visam a ampliar as possibilidades deingresso no Ensino Superior. Os conteúdos históricos e étnico-raciais são marcas que diferenciam essas de outras medidas que também se definem como ações afirmativas. Tais conteúdos, na medida em que evidenciam as relações de poder construídas historicamente entre brancos e negros, trazem também a necessidade de se reavaliar a harmonia mestiça ou o mito de democracia racial no contexto brasileiro.Entende-se por ações afirmativas medidas de caráter público ou privado que objetivam corrigir mecanismos de exclusão associados a minorias étnicas, raciais ou sexuais (Guimarães, 1997). Funcionam da seguinte forma: por um tempo determinado, privilegiam-se os que estão em situação de desvantagem, buscando-se, por fim, o equilíbrio. Dessa forma, os Direitos Universais passam a ser usufruídos defato pela totalidade dos indivíduos de uma sociedade. O tempo de duração dessas medidas varia de acordo com seus propósitos ou da situação em que se pretende intervir. Trata-se, basicamente, de medidas de caráter social para favorecer, a partir de posições iguais, a concorrência por oportunidades. Portanto, o seu objetivo final é colocar todos os membros de uma determinada sociedade em...
tracking img