Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE LÍQUIDOS CORPORAIS

LINFA


A Linfa é um líquido constituído pelo plasma e pelos glóbulos brancos, que atravessam a parede dos capilares sanguíneos para os espaços intersticiais, sendo recolhidos pelos capilares linfáticos.
    Em vários pontos do organismo a linfa surge da filtração capilar e banha as células ofertando-lhes os nutrientes necessários e, assim, podemosdizer que nenhuma célula recebe sangue "diretamente” para sua sobrevivência e que quem nutre as células é a linfa. Por outro lado, a linfa que penetra nos vasos linfáticos na periferia surge da filtração capilar e, por conseqüência, se forma a partir do LEC (líquido extra celular).
    Por definição pode-se dizer que a linfa é essencialmente um ultra filtrado do plasma sangüíneo, formado pelafiltração contínua da parte fluida do sangue, através das paredes dos capilares sangüíneos, para o espaço intersticial.
LOCALIZAÇÃO
Localiza-se dentro de um sistema de capilares, vasos e ductos linfáticos que acompanham os componentes do sistema de circulação sangüínea na grande maioria dos órgãos.






CLASSIFICAÇÃO

A Linfa pode ser classificada em:

Linfa intersticial: quando se encontraentre as células

Linfa circulante: quando circula no interior dos vasos linfáticos.

COMPOSIÇÃO
A linfa é um sistema coloidal polifásico heterogêneo cujo MEIO de Dispersão é a ÁGUA
    É coloidal:pela presença de proteínas (colóide), polifásico (por apresentar várias fases: gorduras, proteínas), heterogêneo por não conter   apenas um elemento disperso e está disperso em água por ser o seusolvente principal. É ligeiramente salgado, tem cor transparente, e ligeiramente opaca (em jejum) e branco leitoso após a digestão (principalmente gorduras). Além disso a cor varia para mais opaco quando se origina dos linfáticos intestinais. Sua densidade varia entre 1,007 e 1,043, dependendo do local onde é recolhida.  Seu pH é ligeiramente alcalino e se coagula, mas, fracamente.
PROCESSO DEFORMAÇÃO DA LINFA
O mecanismo de formação da linfa envolve, então, três processos muito dinâmicos e simultâneos:
• Ultrafiltração: é o movimento de saída de H2O, O2 e nutrientes do interior do capilar arterial para o interstício, ocorrendo pela PH positiva no capilar arterial e a PH negativa ao nível do interstício.
• Absorção venosa: é o movimento de entrada de H2O, CO2, pequenas moléculase catabólitos do interstício para o interior do capilar venoso, ocorrendo por difusão, quando a pressão intersticial é maior do que a existente no capilar venoso
• Absorção linfática: é o início da circulação linfática, determinada pela entrada do líquido intersticial, com proteínas de alto peso molecular e pequenas células, no interior do capilar linfático inicial, que ocorre quando apressão é positiva e os filamentos de proteção abrem as micro-válvulas endoteliais da parede do capilar linfático . Este começa a ser preenchido pelo líquido intersticial e, quando o preenchimento chega ao máximo, as micro válvulas se fecham, iniciando a propulsão da linfa através dos pré-coletores e coletores (Camargo, 2000).
FUNÇÕES DA LINFA
• Promover a contínua drenagem dos metabólitos,catabólitos e água dos espaços intersticiais
• Reintegrar as proteínas ao sangue. Segundo GUYTON, é a principal função pois não existe outra via além dos linfáticos para que o excesso de proteínas retorne a circulação, e a sua permanência determinaria a falência circulatória e morte em poucas horas.
• Manutenção de baixa pressão hidrostática no LEC (para novas filtrações), absorção desubstâncias não absorvíveis pelos capilares venosos (como as gorduras)
• Conduzir ao sangue os elementos que atravessam a mucosa intestinal no processo de digestão (Ex: glicose, AA, quilomicrons)
• Defender o organismo das agressões de bactérias e agentes tóxicos do interstício conduzindo-os para linfonodos onde sensibilizam o organismo ou são destruídos.
• Conduzir as imunoglobulinas...
tracking img