Estudo de mercado regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Patricia de Avila Baccin

ESTUDO DO MERCADO REGIONAL
UM ESTUDO NO MERCADO REGIONAL DE CAFÉ

Projeto apresentado para integralização das práticas do modulo I - Curso Tecnologia em Processos Gerenciais
Centro Universitário Leonardo da Vinci

Monitor: Juliano Branco de Moura

LAGES-SC
2011
SUMÁRIO

1. TEMA /OBJETO...................................................................................................03
2. JUSTIFICATIVA...................................................................................................04
3. OBJETIVOS...........................................................................................................05
4. METODOLOGIA..................................................................................................065. CRONOGRAMA...................................................................................................07
6. REFERÊNCIAS.....................................................................................................08
7. ANEXOS................................................................................................................09

TEMA

O presente projeto tem porfinalidade realizar um estudo de mercado em relação a empresas que prestam serviços na distribuição ferro e aço, tomando por base apresentar a empresa GIASSI COMÉRCIO DE FERRO E AÇO, na área de vendas de produtos METAL MECÂNICO , na qual foi permitida a realização deste.

O setor metal mecânico representa mais de 15% das empresas instaladas na região, tendo predominância em Joaçaba, Herval D’Oeste, Luzerna, Ouro, Capinzal e Caçador. É um setor representativo, tendo algumas empresas referencia no mercado nacional, sendo um dos setores que mais absorve a mão de obra na região, e ainda é um setor que pode ser explorado a sua cadeia produtiva com a promoção de novos negócios a partir das necessidades regionais. Este projeto é uma antiga reivindicação do setor metal mecânico e que é de sumaimportância para o desenvolvimento e modernização das empresas.

Os materiais são vendidos, e transportados em caminhões próprios da empresa, e entregue aos clientes revendedores, sempre visando o que a de melhor aos seus clientes com as vendas agregadas, contando com uma equipe altamente qualificada, tendo como contribuição no setor econômico geração de empregos e mão de obraqualificada.

JUSTIFICATIVA

O projeto encontra justificativa ao propor a identificação da importância para o estudo de mercado METAL MECÂNICO da utilização, necessidades e expectativas que são resultantes de desejos, vontade mais sim da necessidade, de sua casa própria ou de seu estabelecimento comercial muitas vezes sendo ela de urgência, por tratar-se da melhoria da qualidade de vida.

Entretanto,ao analisarmos o cliente de empresas distribuidoras de produtos METAL MECÂNICO, é possível notar o nível de necessidades e expectativas desse tipo de serviço, pois é muito diferente de outros serviços oferecidos. As necessidades dos clientes de prestadoras de serviços não implicam em aceitar uma possível condição conforto e comodidade.

OBJETIVOS

Como se trata de um setor importante naeconomia regional, e atendendo as demandas de lideranças do setor, este projeto tem como objetivo:

• Promover a modernização, o acesso a novos mercados, tornando o setor ainda mais competitivo;
• Promover o desenvolvimento da indústria metal mecânica, identificando as necessidades e oportunidades das empresas;
• Busca de novos parceiros;
• Identificação de necessidades individuais e coletivas dosetor;
• Acesso a novos mercados;
• Redução de custos;
• Inovação.

METODOLOGIA

Num passado mais recente, começou a se desenvolver uma abordagem sobre a inovação tecnológica na siderurgia regional. Ao invés de se basear nos índices de esforço e desempenho tecnológico, essa nova visão focaliza a acumulação de competências tecnológicas inovadoras. A competência tecnológica, por sua vez, é...
tracking img