Estudo de impacto ambiental em uma usina de insineração de lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECANICA E DE PRODUÇÃO










ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EM UMA USINA DE INSINERAÇÃO DE LIXO












Disciplina: Engenharia Ambiental
Grupo de Trabalho: Eduardo Regis
Anderson Açucena
Eudoro Magalhães









Novembro/2009
Apresentação:

A FLAMAX SERVIÇOS DEMÃO-DE-OBRAS LTDA apresenta o presente Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da instalação do incinerador de resíduos perigosos e não perigosos que será implantado em uma área de urbana, bairro de Salgadinho, no município de Juazeiro do Norte, de forma a consubstanciar o licenciamento ambiental do referido empreendimento.

Responsável pela elaboração do EIA/RIMA:

Razão Social: FLAMAX SERVIÇOS DEMÃO-DE-OBRAS LTDA
Atividade: Coleta de Resíduos
Endereço: Rua da Conceição nº 536 sala 205, Centro, Juazeiro do Norte-Ce
CNPJ: 04.277.576/0001-51

Equipe Técnica do EIA:

Coordenação Geral:
Eng. Eduardo Regis

Assessoria Metodológica:
Eng. Anderson Açucena

Aspectos Bióticos:
Eudoro Magalhães (biólogo)
[pic]

DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

COMENTÁRIOS GERAIS

Os resíduos sólidosvêm merecendo uma posição de destaque em todas as comunidades devido às dificuldades encontradas desde a sua coleta até a disposição final. Nesse aspecto, os Resíduos de Serviços de Saúde nos causam muita preocupação, já que sua disposição inadequada pode ocasionar sérios problemas à saúde pública e ao meio ambiente.
Um resíduo é considerado infectante pelas seguintes características:– Infectividade: é a capacidade do agente em invadir o organismo e aí permanecer, multiplicando-se e/ou desenvolvendo-se;
– Patogenicidade: capacidade de o agente provocar sintomologia;
– Virulência: consiste na gravidade dos efeitos provocados no organismo atingida pela infecção;
– Persistência: viabilidade do patógeno no meio ambiente, ou seja, é a medida do quãorapidamente o agente infeccioso morre após deixar o organismo humano.
– Suscetibilidade: condições próprias do novo hospitaleiro que permitem a entrada e a colonização do agente em seu organismo(é o contrário de persistência).


LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Para se ter acesso à área estudada e preferencialmente idealizada para implantação do incinerador, é preciso utilizar vias publicas. Noterreno atualmente existem algumas casas abandonadas, danificadas pelo tempo e distante do recurso hídrico mais próximo em aproximadamente 200 metros.


VIABILIDADE SOCIO ECONOMICA

O estudo da viabilidade socioeconômica apresentou-se viável cm uma relação de beneficio–custo igual a 1,51, valor presente liquido de 5.941x10³ e uma taxa de retorno de 20,28%a.a.
A análise de sensibilidadeapresenta que os Benefícios de redução do Impacto Ambiental são necessários, porém insuficientes, para a viabilização do empreendimento. O mesmo só é alcançado devido à consideração do tempo de vida útil do incinerador que será de 50 anos.
Esta análise vem apenas para comprovar a importância da implantação de um incinerador para o município de Juazeiro do Norte, uma vez que o lixo atual écoletado e lançado em um lixão, sem qualquer cuidado e transformando-se em uma área de risco.
No cômputo geral, analise propõe a implantação do projeto, que se apresenta viável do ponto de vista econômico, os enfoques ais importantes e representivos.



DADOS DO EMPREENDIEMNTO
O projeto de implantação do Incinerador de Resíduos Perigosos e não Perigosos, objeto será implantado em umapropriedade com área total de 0,9 hectares, localizado na área urbana, bairro Salgadinho, no município de Juazeiro do Norte.

CONCEPÇÃO DO PROJETO

DADOS INICIAIS
Sistema de funcionamento por combustão

SEPARAÇÃO NA ORIGEM
Dentro do ambiente de trabalho deve haver a separação do Lixo Séptico Domiciliar, evitando contaminação e/ou problemas no funcionamento do incinerador.

SISTEMA DE...
tracking img