Desigualdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A desigualdade social é um problema que afeta a maioria dos países na atualidade. A desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos, sendo um deles o Brasil.Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeadas de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquantoalguns não têm sequer o que comer durante o dia. Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos,políticos e culturais próprios de cada sociedade. 

Segundo Rousseau, a desigualdade tende a se acumular. Os que vêm de família modesta têm, em média, menos probabilidade de obter um nível alto de instrução.Os que possuem baixo nível de escolaridade têm menos probabilidade de chegar a um status social elevado, de exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado. É verdade que as desigualdades sociaissão em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital, assim como é também verdade que o sistema político intervém de diversas maneiras, às vezes mais, às vezes menos, para regular,regulamentar e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas.
Esses indivíduos estão em um quadro antagônico, eles estão em constante luta, que nos mostra ocaráter antagônico da sociedade capitalista, pois, normalmente, o patrão é rico e dá ordens ao seu proletariado, que em uma reação normal não gosta de recebê-las, principalmente quando as condições detrabalho e os salários são precários. Prova disso, são as greves e reivindicações que exigem melhorias para as condições de trabalho, mostrando a impossibilidade de se conciliar os interesses de classes.Portanto, uma das maneiras de acabar com a desigualdade social seria as autoridades projetassem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda para que...
tracking img