Estudo de casop colgate-palmolive

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA – FAPEC
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS – FAT
CURSO DE LOGÍSTICA

GERSON JOSE GALDERICE MORADILLO
JEANE RAMOS DOS SANTOS
KAROLINE DE OLIVEIRA AUGUSTO
LUIS FABIANO DA SILVA
MARCOS ANTONIO DA SILVA VIEIRA
MARCOS DE ARAUJO BARBOSA
MARCOS OLIVEIRA DA SILVA
MARIA JOSE VIEIRA DA SILVA

Estudo de Caso Colgate-Palmolive

Maceió, 2011GERSON JOSE GALDERICE MORADILLO
JEANE RAMOS DOS SANTOS
KAROLINE DE OLIVEIRA AUGUSTO
LUIS FABIANO DA SILVA
MARCOS ANTONIO DA SILVA VIEIRA
MARCOS DE ARAUJO BARBOSA
MARCOS OLIVEIRA DA SILVA
MARIA JOSE VIEIRA DA SILVA

Estudo de Caso Colgate-Palmolive

Projeto de pesquisa apresentado como estudo para avaliação da disciplina de Gestão Empresarial eEmpreendedorismo, do Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Faculdade de Tecnologia de Alagoas.

Profa. Orientadora: Alessandra Maria Cavalcante de Farias

Maceió, 2011

Sumário

1. RESUMO 4

2. INTRODUÇÃO 5

3. METODOLOGIA 5

4. Estratégia competitiva e liderança de mercado 6

5. DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA 6

6. VALORES FUNDAMENTAIS 7

7. AVALIAÇÃO HISTÓRICA EEVOLUÇÃO DE CRESCIMENTO 8

1. SOWT 12

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

3. REFERENCIAS 14

Maceió, 21 de junho de 2011
1. RESUMO

Resumo: Trata-se de um estudo de caso por meio do qual procura-se demonstrar como foi estabelecida a estratégia competitiva da Colgate-Palolive, uma empresa que compete com as maiores organizações internacionais da indústria de produtos pessoais, produtosorais, produtos para casa, produtos para fábricas e produtos pet-diet.
O Brasil, que é o quarto mercado mundial desta categoria de produtos
Na análise realizada evidencia-se que a empresa pesquisada se diferencia da concorrência não só por meio da distribuição de seus produtos, mas também pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Estrutura-se em torno de algumas capacidadesorganizacionais que, além de produzir eficácia operacional, são articuladas com a estratégia, as suas crenças e valores, a razão de ser, e com a sua visão de futuro.
Palavras-chave: Diferenciação; Capacidade; Ideologia Essencial; Futuro Imaginado.

2. INTRODUÇÃO

❑ ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A ESTRATÉGIA COMPETITIVA ADOTADA PELA COLGATE -PALMOLIVE QUE LHE PERMITIUASSUMIR UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE DE MERCADO NO BRASIL, COMPETINDO COM ORGANIZAÇÕES DE MÉDIO E GRANDE PORTE.
❑ Para atender a este objetivo, o artigo está organizado em três partes. Na primeira, é explicitada a metodologia utilizada para realização deste estudo de caso. Na segunda, são apresentados estratégias competitivas e liderança colhidos na empresa pesquisada. Na terceira, faz-se umadescrição do crescimento e expansão da empresa no mercado da indústria de higiene pessoal, cosmético e perfumaria, o que permite entender o cenário competitivo no qual atua.
❑ Nas conclusões, é realizada uma síntese que demonstra como os conceitos fizeram a empresa atinge a liderança de mercado e consegue manter as metas de longo prazo que lhe permitirão sustentar o seu crescimento.

3.METODOLOGIA

ESTE TRABALHO SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO DE CASO, E COMO TAL, AS SUAS CONCLUSÕES NÃO PODEM SER GENERALIZADAS, MAS UTILIZADOS APENAS PARA APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA DO CURSO DE LOGÍSTICA NA MATÉRIA DE GESTÃO EMPRESARIAL E EMPREENDEDORISMO 2011-2.
As informações analisadas foram colhidas nos sites. Além disso, foram utilizadas as informações setoriais elaboradas pelaAssociação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC.
A análise do conjunto dos dados colhidos permitiu tanto traçar o cenário em que atua a empresa pesquisada como identificar o conjunto de estratégias que lhe capacitou assumir o mercado no Brasil.

4. Estratégia competitiva e liderança de mercado

A COLGATE-PALMOLIVE É UMA EMPRESA VERDADEIRAMENTE...
tracking img